ESTG-IPVC mobiliza estudantes para o empreendedorismo
Desenvolver competências empreendedoras nos alunos é um dos principais objetivos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), que quer ser uma referência na promoção da inovação e do empreendedorismo.
Nas próximas semanas, quatro dezenas de estudantes vão ser desafiados a desenvolver a sua ideia de negócio. A iniciativa partiu de um projeto intitulado Business Ship, pensado pela Associação de Estudantes, em colaboração com a Direção da ESTG-IPVC, para sensibilizar, incentivar e motivar os alunos para práticas empreendedoras.
Numa primeira fase, pretende-se constituir equipas multidisciplinares, agrupando alunos dos diversos cursos da escola, e ajudá-las na criação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma ideia de negócio. Posteriormente, numa segunda fase, as equipas serão capacitadas com os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de um plano de negócios e colocação das ideias em prática.
A participação nesta iniciativa é gratuita e está aberta a todos os cursos da ESTG-IPVC. A inscrição, contudo, é obrigatória e deverá ser realizada até à próxima terça-feira, dia 17 de abril. As vagas são limitadas a 40 alunos (no máximo 3 alunos por curso). Os lugares não preenchidos poderão ser utilizados por alunos dos outros cursos, até um máximo de 10 alunos por curso.
A primeira sessão realiza-se já na próxima semana, dia 20 de abril, das 10h00 às 17h30. As ações vão ter lugar na Biblioteca Barbosa Romero da ESTG-IPVC.
Calendarização das atividades:
“Business Ship” – Programa
1ª Etapa – A ideia de negócio
20 abril – 10h00/17h30: Geração de ideias
Receção aos participantes, networking, criação de equipas multidisciplinares, sessões de trabalho.
02 maio – 14h00/18h00: Aperfeiçoamento de ideias - Mentoring
Aperfeiçoamento e desenvolvimento das ideias com o auxílio de um mentor por equipa de trabalho.
16 maio – 14h00/17h00: Apresentação de ideias
Através de um pitch as equipas apresentarão as suas ideias a um júri.
2ª Etapa – O plano de negócios
Realização de workshops para o desenvolvimento do plano de negócios (em datas a designar).