Segurança e Saúde dos trabalhadores jovens é tema de seminário na ESTG-IPVC
“Trabalhadores Jovens – Geração Segura e Saudável” é o título do seminário que vai ser organizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), em parceria com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), no primeiro dia de junho.
A iniciativa, que conta também com o apoio da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), visa suscitar o debate e a reflexão sobre as condições de segurança e saúde dos trabalhadores jovens, e vai ter lugar no campus da ESTG-IPVC, no Auditório Francisco Sampaio.
Este seminário surge no âmbito das comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho que, em Portugal, se celebra a 28 de abril, e que pretende envolver e chamar a atenção dos empregadores e dos trabalhadores para a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais. A efeméride está associada ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, promovido em todo o mundo pela Organização Internacional do Trabalho que, este ano, coloca em destaque a segurança e a saúde dos trabalhadores jovens, o grupo profissional que aufere os salários mais baixos e que está sujeito às piores condições de trabalho e segurança no emprego.
Os temas a abordar no seminário perspetivam os desafios e as interligações para as novas gerações, para o mercado de trabalho e para a segurança e a saúde.
A sessão de abertura, que terá início pelas 14h30, será presidida pelo Presidente do IPVC, Rui Teixeira, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, da Subinspetora-Geral da ACT, Fernanda Campos, do Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, Franklim Ramos, do Presidente da Direção da Associação Empresarial de Viana do Castelo, Luís Ceia, do Coordenador da União dos Sindicatos de Viana do Castelo, Augusto Silva, e do Presidente do Secretariado da União Geral dos Trabalhadores de Viana do Castelo, João Cruz.
O Painel único de debate, intitulado “Novas Gerações, Mercado de Trabalho e Segurança e Saúde”, será moderado por Paulo Rodrigues, docente da ESTG-IPVC, e contará com os contributos de quatro convidados.
Ao início da tarde, Arminda Pata, docente da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, apresenta uma comunicação intitulada “Sistema de apoio à decisão para programação de horários de trabalho com exposição equilibrada nas fontes de lesões”. Por volta das 15h30, segue-se a palestra “Jovens, Trabalho e Descanso – o equilíbrio possível (necessário)”, a cargo do Dr. Maurício Soares, Médico do Trabalho. Depois do intervalo, Ana Teresa Oliveira, docente da ESTG-IPVC, e Daniel Leal, Presidente da Federação Académica do IPVC, fazem uma apresentação conjunta sobre as “Novas gerações de trabalhadores e a segurança e saúde no trabalho”. Ana Silva, da Borgwarner Emissions Systems Portugal, será a última oradora a pisar o palco do Auditório Francisco Sampaio, por volta das 16h45, com uma comunicação subordinada ao tema “A gestão de recursos humanos e da segurança e saúde nos locais de trabalho”.
A sessão de encerramento do seminário contará com a presença da Diretora da ESTG-IPVC, Joana Santos, e do Diretor do Centro Local do Alto Minho da ACT, Joaquim Silva.
A iniciativa destina-se a empregadores, trabalhadores e seus representantes, gestores, técnicos de recursos humanos, técnicos de segurança no trabalho, médicos, enfermeiros, psicólogos, estudantes, e a outros profissionais interessados na temática.