Associação de Estudantes da ESTG-IPVC promove recolha de bens para ação solidária
A Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (AE ESTG-IPVC) está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar a atividade do Centro de Operações do núcleo da Re-food de Viana do Castelo.
A Re-food é uma organização de voluntariado criada para alimentar quem mais precisa, aproveitando excedentes alimentares de restaurantes, cafés e outros estabelecimentos do ramo alimentar. O movimento Re-food procura acabar com o desperdício de alimentos, ao mesmo tempo que contribui para minorar as carências alimentares das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Esta campanha levada a cabo pela Associação de Estudantes apela ao gesto solidário da comunidade académica da ESTG-IPVC (estudantes, docentes e colaboradores não docentes) na recolha de diversos bens, nomeadamente: embalagens plásticas (tupperwares), toucas, aventais, luvas, sacos de plástico e de papel, sacos do lixo e material de limpeza. O ponto de recolha dos bens está situado no hall de entrada do edifício principal da ESTG-IPVC.
“Enquanto Associação de Estudantes, queremos continuar a desenvolver esforços para que a solidariedade e a consciência cívica sejam valores fundamentais dos alunos da ESTG-IPVC. Com esta iniciativa, esperamos mobilizar os alunos e a restante comunidade escolar para a participação voluntária numa ação que pretende dar apoio à atividade desenvolvida pelo núcleo da Re-food de Viana do Castelo”, explica Manuel Antunes, Presidente da AE ESTG-IPVC, destacando a importância de envolver regularmente os alunos da Escola em atividades de responsabilidade social.
“Quero deixar, desde já, em nome da Associação de Estudantes, um agradecimento a todos os que derem um contributo para esta campanha”, acrescentou o dirigente associativo, lembrando que “o núcleo da Re-food de Viana do Castelo está à procura de voluntários”, e que os interessados em colaborar com este projeto humanitário deverão preencher a ficha de inscrição para voluntariado, que se encontra disponível na papelaria da Escola.
O projeto Re-food foi criado pelo norte-americano Hunter Halder, que em 2011 fundou em Lisboa a instituição, e que já conta com mais de 40 núcleos espalhados por todo o país.