Decorreu hoje, dia 5 de fevereiro, na Biblioteca Barbosa Romero, a primeira apresentação pública de projetos desenvolvidos no âmbito da Escola Inclusiva, um projeto âncora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, criado em 2016 com objetivo de fomentar a Inclusão e a Responsabilidade Social.
Perante uma audiência constituída por alunos, professores e várias instituições sociais, Joana Santos, Diretora da ESTG, abriu a sessão dando as boas vindas aos presentes e deixou um agradecimento a todos os que, nos últimos meses, têm participado e cooperado no desenvolvimento de projetos no âmbito da Escola Inclusiva: “É com muito gosto que vemos cada vez mais instituições sociais, empresas, funcionários da ESTG, docentes e estudantes a se associarem à Escola Inclusiva, e é a estes que gostaria de dar um cumprimento e agradecimento especial”.
A Diretora da ESTG relembrou ainda que, apesar de recente, o projeto Escola Inclusiva venceu, no passado mês de dezembro, o Prémio de Voluntariado Universitário, promovido pelo Santander Universidades Portugal, na categoria Comunidade, destacando-se pelo serviço de excelência prestado a toda a comunidade envolvente ao IPVC.
Sara Paiva, Coordenadora do Projeto Escola Inclusiva, tomou a palavra para salientar que a sessão, que permitiu a exposição de posters dos projetos já desenvolvidos no âmbito da Escola Inclusiva, teria como objetivos “a partilha de experiências e opiniões entre alunos, professores e instituições participantes, bem como, simultaneamente, a apresentação de ideias/possíveis projetos a realizar no segundo semestre”.
Esta iniciativa contou ainda com a participação de Adérito Maia, Mentor Santander Totta, que fez questão de elogiar a motivação e a disponibilidade dos jovens estudantes que se envolvem ativamente nos projetos desenvolvidos no âmbito da Escola Inclusiva, e mostrou disponibilidade para dar apoio à prossecução dos objetivos de todos os projetos.
O projeto Escola Inclusiva nasceu em 2016, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, fruto da vontade e iniciativas conjuntas da Comunidade, Empresas, Docentes, Alunos e órgãos de Direção da Escola com foco em projetos de responsabilidade social com várias instituições do Alto Minho e que visam na implementação da missão de responsabilidade social da instituição.
Colaboram neste projeto mais de 100 estudantes e 50 docentes de várias escolas do IPVC. São mais de 20 cursos envolvidos (entre cursos técnicos, licenciaturas e mestrados), registando-se, até ao momento, cerca de 40 projetos realizados e mais de 20 instituições abrangidas.
Contribuir para a inclusão na ESTG, promover o conceito de responsabilidade social junto dos alunos, colaborar com a comunidade e dar resposta às necessidades sentidas por diversas instituições de solidariedade são os principais objetivos da Escola Inclusiva, que desenvolve projetos em várias áreas: Alimentar, Informática, Turismo, Eletrónica e Redes, Design, Civil, Energias Renováveis e Computação Gráfica.
Para entrar em contacto com o projeto Escola Inclusiva:escolainclusiva@estg.ipvc.pt
Publicado em 05.02.2018