IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2018| Jornadas Técnicas de Engenharia Civil

Engenharia Civil e do Ambiente

Futuro da Engenharia Civil e do Ambiente em debate na ESTG-IPVC

A promoção do contacto entre a comunidade académica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) e as entidades e empresas da região ligadas ao setor da construção e da reabilitação sustentável de edifícios e infraestruturas é o grande objetivo das VI Jornadas Técnicas de Engenharia Civil e do Ambiente, uma iniciativa promovida pelo Grupo Disciplinar de Engenharia Civil.

O certame que terá lugar na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, no Anfiteatro 2.1 da ESTG-IPVC, apresenta-se como um fórum de discussão e de debate de ideias, procurando colocar o foco nas empresas como agente motor da criação de emprego e de riqueza à escala regional. Neste contexto, pretende-se que as empresas manifestem, à comunidade académica e não-académica, a necessidade premente na formação de técnicos qualificados ao exercício de atividades profissionais na área da construção e da reabilitação urbana. Para além da questão do emprego no setor, as Jornadas promoverão a troca de experiências a vários níveis entre os participantes.

Este ano, as jornadas versam sobre três temáticas atuais e pertinentes para os profissionais que atuam na área da Construção e da Reabilitação: “A «Revolução» BIM na Engenharia Civil”, “O papel da Ordem dos Engenheiros na regulação da profissão” e a “A Empregabilidade na Engenharia Civil”.

A manhã de quarta-feira, entre as 09h00 e as 13h00, será dedicada a divulgar o conhecimento de temáticas associadas à Metodologia BIM - Building Information Modelling, nas suas diversas vertentes, desde a fase de projeto até à construção e manutenção, um seminário intitulado “Dia BIM”, levado a cabo em parceria com a Stratbond Consulting, uma empresa de Consultoria em Gestão Estratégica.

A sessão, com duração de 4 horas, contará com oradores das diferentes áreas de atuação do BIM, e pretende motivar as empresas e a comunidade académica para as vantagens da adoção de soluções inovadoras e tecnológicas, sensibilizando os participantes para a constante evolução do setor da construção. Será ainda apresentado o “Guia de Contratação BIM”, lançado no passado mês de janeiro, que constitui um documento importante no processo de adoção do BIM em Portugal.

Depois da sessão de abertura, António Curado, docente da ESTG-IPVC, fará um enquadramento do seminário. Pouco depois, Cláudia Antunes, Arquiteta na StratBIM, falará sobre os “Desafios e Tendências do Setor AECO”. Segue-se Marta Campos, Arquiteta na Norte Magnético, com uma palestra dedicada ao tema “BIM it all! – Implementação BIM em Arquitetura e apresentação de casos práticos”. A meio da manhã, Mário Correia, Engenheiro na Archibus, uma empresa especializada no desenvolvimento de software para a Indústria, apresentará a comunicação “O Gestor do meio construído anda metido com o BIM. E esta Eim?”.

Depois do intervalo, Bruno Ribeiro e Patrick Loureiro, respetivamente, Engenheiro e Arquiteto a exercer funções no grupo SHAY MURTAGH, abordarão a “Digitalização da Construção como estratégia global dentro do Grupo SM”. Segue-se a intervenção de Gustavo Palma, da Geopalm, dedicada ao tema “Nuvens de Pontos aplicadas ao BIM – Scan to BIM”. A fechar a sessão da manhã, Manuel Tender, Engenheiro e Diretor Técnico-Científico do Projeto de I&D “BIMSafety” na Xispoli - Engenharia, uma empresa de apoio ao setor da construção nas áreas emergentes da segurança, dará uma comunicação intitulada “O BIM e a prevenção de riscos profissionais”.

O seminário “Dia BIM” é de entrada livre, mas está sujeito a inscrição prévia, dado o limitado número de lugares disponíveis na sala. Os interessados em participar na sessão deverão formalizar a sua inscrição até 29 de Maio, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe12205pHQ7J2kjzzP-oMd0XpRlhgHDj7guM_pdXCYWCCxj5w/viewform.

O programa continua, da parte da tarde, com uma sessão técnica que terá como mote a questão do emprego na área de Engenharia Civil. A ação intitulada “Emprego na Engenharia Civil - faltam técnicos qualificados no mercado da construção e reabilitação” iniciar-se-á pelas 14h30, e contará com a presença de empresários do setor. Após a forte crise que abalou o setor, considera-se impreterível ouvir quem trabalha na área e sentir quais as necessidades de formação atuais, desmistificando a ideia de que as áreas de formação relacionadas com a Engenharia Civil, a Construção e a Reabilitação são áreas votadas ao desemprego.

As jornadas vão encerrar com uma Sessão de Esclarecimento Técnico que vai contar com a presença do Coordenador do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros, Bento Machado Aires, que esclarecerá os alunos e a comunidade de técnicos locais, relativamente às competências técnicas que a inscrição na associação profissional permite.

As Jornadas são especialmente dirigidas aos alunos do Curso Técnico Superior Profissional em Construção e Reabilitação, da Licenciatura em Engenharia Civil e do Ambiente e do Mestrado em Engenharia Civil e do Ambiente da ESTG-IPVC, estando abertas, contudo, à participação de todos os interessados.

Publicado em 25.05.2018

Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About