De 20 a 22 de fevereiro, decorreram as IV Jornadas de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), uma iniciativa promovida, anualmente, pela Associação de Gestão, com o apoio da Coordenação do Curso, com o objetivo de aproximar o meio académico ao meio empresarial.
Ao longo de três dias, mais de 300 participantes – entre alunos, docentes, investigadores, oradores e convidados – participaram nas diversas ações de formação dinamizadas, tendo o programa incluído 8 workshops e 9 painéis temáticos (dos quais, 4 palestras e 3 mesas redondas), em que marcaram presença de vários oradores nacionais prestigiados, que apresentaram e analisaram casos pertinentes, expuseram e defenderam as suas teorias e ofereceram visões renovadas de aspetos teóricos e práticos das várias temáticas em análise.
“O saber não ocupa lugar”, referiu Vítor Afonso, Vice-Presidente da Associação de Gestão, por ocasião da abertura das jornadas, definindo aquele que é objetivo central de uma iniciativa que já se realiza desde 2015. Joana Santos, Diretora da ESTG-IPVC, acrescentou que acolhe esta iniciativa com o maior entusiasmo, pois “ensinar, criar e partilhar saberes é a missão social da Escola”.
As manhãs da quarta edição das Jornadas de Gestão foram inteiramente dedicadas à realização de workshops, com o objetivo de informar e treinar os participantes em diversas temáticas. No dia 20, Tiago Trancoso, Coordenador da licenciatura de Gestão da ESTG-IPVC, esteve responsável pelas ações de formação “Aumentar o Rendimento Escolar” e “Apresentação em Público”, e Duarte Travanca, docente na ESTG-IPVC, lecionou o workshop de “Fiscalidade”. No dia seguinte, Ana Teresa Ferreira, docente da ESTG-IPVC, apresentou uma ação de formação dedicada à elaboração do “Curriculum Vitae”. No último dia, a Escola de Línguas de Viana do Castelo proporcionou um workshop de “Introdução ao Mandarim”. Já Paulo Vidinha, professor da ESTG-IPVC, e Sónia Simas e Elsa Coelho, do Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional do IPVC, foram responsáveis por dois workshops que abordaram as vantagens de frequentar um programa de mobilidade internacional, e como submeter uma candidatura ao programa Erasmus.
As tardes das jornadas foram pensadas pela organização para estarem subordinadas a uma área temática, tendo sido preenchidas com palestras e mesas redondas, com o objetivo de proporcionar a reflexão e a discussão de temas atuais e relevantes na área da Gestão, bem como proporcionar a troca de experiências, conselhos e conhecimento técnico especializado entre profissionais e a comunidade académica.
A tarde de terça-feira foi dedicada ao debate de alguns dos desafios da gestão contemporânea, com uma palestra sobre a problemática da “Internacionalização no séc. XXI”, que contou com a intervenção de David Lopes, Ex-Administrador no grupo Jerónimo Martins e atual diretor-geral e membro da Comissão Executiva e do Conselho Geral de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e uma mesa redonda subordinada ao tema “Investimentos e Mercados Bolsistas”, que contou com a participação de Jorge Frias, Administrador da Pathfinder Consulting, S.A. e da Quantum, e de Miguel Rodrigues, investidor em mercados bolsistas.
Já as atividades da tarde de quarta-feira proporcionaram uma reflexão em torno da temática da gestão de pessoas no contexto das organizações. Filipa Pires, atual manager da empresa Pessoas e Sistemas, deu uma palestra sobre “as Skills mais procuradas” no mercado de trabalho, onde deixou claro quais as características que mais seduzem os empregadores na hora de contratar. No painel seguinte, intitulado “Melhor Versão de Ti Mesmo e o Teu Potencial Ilimitado”, Pedro Silva, que atualmente se dedica à formação e consultoria na área comportamental, promoveu uma palestra de motivação e incentivo, onde enfatizou que “o que distingue as pessoas, a nível profissional, são os seus hábitos de excelência”. Seguiu-se uma mesa redonda para debater “o Poder das Soft Skills”, em que participaram, para além de Pedro Silva, Fernando Torre, docente da ESTG-IPVC, Alexandra Pinto, da empresa Pessoas e Sistemas, e Tiago Pacheco, da Kelly Services.
No dia 22, o Empreendedorismo foi o tema que esteve em destaque na sessão da tarde, com uma palestra sobre “Microcrédito”, que contou com a intervenção de José Fernando Santos, Coordenador da Delegação Norte da Área de Microcrédito do Millennium BCP, e que apontou para a importância do empreendedor desenhar uma ideia de negócio, tirando partido das suas competências, interesses e conhecimentos, antes de submeter um pedido de financiamento. Um pouco mais tarde, uma mesa redonda debatia várias questões no âmbito da temática do “Empreendedorismo”, que contou com os testemunhos de Francisco Araújo, da In.Cubo, e de Pedro Santos Lopes da Studio 4D.
Ao longo de 4 edições, o evento têm-se tornado num fórum de discussão de referência para todos os que desenvolvem atividade no domínio da Gestão, refletindo-se numa experiência enriquecedora para todos os participantes.
Para Rui Araújo, Presidente da Associação de Gestão, esta iniciativa reveste-se de especial importância, pois “permite aos alunos do curso aumentar valências e competências pela abordagem de temas importantes para a sua formação”, acrescentando que, toda a equipa, está empenhada em “continuar a trabalhar de modo a proporcionar cada vez mais e melhores oportunidades a todos os alunos do curso de Gestão. “Em meu nome pessoal, quero deixar um enorme reconhecimento aos meus colegas da Associação de Gestão, pelo rigor e profissionalismo com que encaram, desde o primeiro minuto, a organização destas jornadas”, conclui o dirigente associativo.
A Direção da ESTG congratula-se com os resultados obtidos e agradece à organização por mais uma edição bem-sucedida, bem como a todos os participantes e oradores que passaram pela Escola ao longo dos três dias.