IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2018| IV Jornadas de Gestão
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

IV Jornadas de Gestão

ESTG-IPVC acolhe IV Jornadas de Gestão

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) acolhe, de 20 a 22 de Fevereiro, a quarta edição das Jornadas de Gestão. Serão três dias preenchidos com workshops, palestras e debates que pretendem proporcionar a reflexão, a discussão e a troca de experiências entre profissionais e o meio académico.

O evento tem como público-alvo estudantes da área de Gestão. No entanto, os interessados com formação noutras áreas do conhecimento serão muito bem-vindos.
A iniciativa, organizada anualmente pela Associação de Gestão da ESTG-IPVC com o apoio da Coordenação do Curso, vai reunir profissionais e especialistas oriundos de instituições de ensino superior, empresas e outros organismos, com o objetivo de fomentar o debate de temas atuais e relevantes na área da Gestão e pretende, simultaneamente, transmitir conhecimento técnico especializado, experiências, conselhos e ferramentas, proporcionando assim um certame enriquecedor para todos os participantes.

As IV Jornadas de Gestão da ESTG-IPVC iniciarão na manhã do dia 20 de Fevereiro, terça-feira, pelas 9h00, com dois workshops temáticos. Tiago Trancoso, Coordenador da Licenciatura de Gestão da ESTG-IPVC, lecionará a formação “Aumentar o Rendimento Escolar”, dirigida aos alunos do 1º ano, com o objetivo de capacitar os participantes com técnicas fundamentais para a sua aprendizagem. À mesma hora, decorrerá um workshop de “Espanhol”, dirigido aos alunos do 2º e 3º ano, que conta com a participação da formadora Lídia Bahillo, da Escola de Línguas de Viana do Castelo.

Ainda na parte da manhã, pelas 11h00, Tiago Trancoso apresentará aos alunos do 1º ano o workshop “Apresentação em Público”, que pretende desenvolver nos formandos aptidões que permitam a comunicação e o relacionamento eficaz com uma plateia. Já Duarte Travanca, Docente de Fiscalidade no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e na Católica do Porto, e responsável pela coordenação da equipa de assistência de IVA na Unidade dos Grandes Contribuintes, estará, à mesma hora, à frente do workshop “Fiscalidade”, com o objetivo de cativar e incentivar os alunos a apostar na área.

A sessão de abertura das jornadas acontecerá da parte da tarde, às 14h00, no Auditório Francisco Sampaio, e contará com a presença de Dra. Maria José Guerreiro, Vereadora da Educação, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Luís Ceia, Presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho, Joana Santos, Diretora da ESTG-IPVC, Tiago Trancoso, Coordenador da Licenciatura de Gestão da ESTG-IPVC, e Rui Araújo, Presidente da Associação de Gestão da ESTG-IPVC.

Meia hora depois, David Lopes, Ex- Administrador no Grupo Jerónimo Martins, dará uma palestra subordinada ao tema “Os Desafios da Gestão: Internacionalização no séc. XXI”.

Ao final da tarde, pelas 17h00, será a vez de Jorge Frias, Administrador da Pathfinder Consulting, S.A. e da Quantum, e de Miguel Rodrigues, Investidor em mercados bolsistas, debaterem o tema “Investimentos e Mercados Bolsistas”, sob a moderação de Nuno Domingues, Professor de Finanças no IPVC.

No segundo dia, os trabalhos iniciam, pelas 11h00, com um workshop dedicado à elaboração de um CV cuidado e profissional, orientado pela professora Ana Teresa Ferreira, da ESTG-IPVC, preparando assim os formandos para vencer num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente.

Ao início da tarde, pelas 14h00, o Auditório Francisco Sampaio, irá receber a palestra “Skills + Procuradas”, onde Filipa Pires, atual manager da empresa Pessoas e Sistemas, irá deixar claro quais as competências em que têm de apostar os futuros gestores para se tornarem atrativos aos olhos das empresas e potenciarem a sua progressão profissional.

Pelas 14h30, Pedro Silva, que atualmente se dedica à formação e consultoria na área comportamental, vai dar uma palestra de motivação e incentivo, intitulada “Melhor Versão de Ti Mesmo e o Teu Potencial Ilimitado”, que pretende potenciar as capacidades dos estudantes de Gestão com o objetivo de os preparar para a entrada no mercado de trabalho.

Para fechar o segundo dia com chave de ouro, Ana Teresa Oliveira, docente da ESTG-IPVC, conduz um debate sobre “O Poder das Soft Skills”, em que participam Fernando Torre, Docente da ESTG-IPVC, Alexandra Pinto, da empresa Pessoas e Sistemas, Tiago Pacheco, da empresa Kelly Services, e Pedro Silva, formador.

No último dia, quinta-feira, os alunos terão a oportunidade de frequentar quatro novos workshops. Às 09h30, a Escola de Línguas de Viana do Castelo irá apresentar uma ação de formação de “Introdução ao Mandarim”. À mesma hora, Paulo Vidinha, Professor da ESTG-IPVC, CEO da empresa TWI: The Worldin Soc. Unipessoal Lda e Senior Partner da TWI Espanha, será responsável por um workshop que visa incentivar e elucidar os alunos sobre as vantagens de frequentar o programa de mobilidade internacional Erasmus, e que contará com o testemunho das alunas Raquel Esteves e Verónica Fonte.

Às 11 horas, será a vez de Vasco Marques, CEO & Founder da empresa W2B, conduzir o workshop “Marketing Digital”. Simultaneamente, Sónia Simas e Elsa Coelho, do Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional do IPVC, esclarecerão os participantes sobre como poderão concorrer ao programa Erasmus, no âmbito do workshop “Erasmus: Como?”.

Na sessão da tarde, Leandro Sá, ex-aluno de Gestão da ESTG-IPVC, vai moderar, pelas 14h30, um debate sobre “Microcrédito”.

No final da tarde, Ricardo Barbosa, também ele ex-aluno de Gestão da ESTG-IPVC, subirá ao palco para moderar um debate sobre “Empreendedorismo”, no qual participam a empresa Brewpub, Francisco Araújo e Jorge Miranda, da In.Cubo (Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras) e Pedro Santos Lopes, empresário.

As IV Jornadas de Gestão encerrarão às 19h30, com uma sessão final que contará com a intervenção de Rui Teixeira, Presidente do IPVC, Nuno Simões, Presidente da Federação Académica do IPVC, e Manuel Antunes, Presidente da Associação de Estudantes da ESTG-IPVC, atuando, de seguida, a Hinoportuna, a Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Um pouco mais tarde, pelas 20h30, realizar-se-á um jantar de curso que reunirá à mesa alunos, ex-alunos e docentes de Gestão da ESTG-IPVC.

Informa-se que as atividades vão decorrer, na parte da manhã, nas salas B3.1 e B3.2 e, na parte da tarde, no Auditório Francisco Sampaio. O evento é de entrada livre.

Publicado em 19.02.2018

 
Menu Secundário
*  
*  
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.