Alunos da ESTG-IPVC vão participar na terceira edição do “Hack For Good”
Cinco alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) vão participar na edição de 2018 do “Hack For Good”, uma maratona digital que alia programação e tecnologia a desafios sociais, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Ao longo de dois dias, alunos, criativos, engenheiros, programadores, gestores, designers, e outros profissionais vão demonstrar que é possível colocar a tecnologia ao serviço da resolução de problemas e questões sociais, procurando dar resposta a um dos três desafios escolhidos pela organização.
Pretende-se que os participantes desenvolvam soluções tecnológicas abrangentes e sustentáveis que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens, nas seguintes áreas de impacto: Health, Well-Being and Healthy Lifestyles; Social and Emotional Skills; Learning; e Pareting. Os concorrentes vão também poder apresentar propostas em prol do bem-estar da população sénior, nos seguintes domínios: Health, Wellness and Healthy Lifestyle; Ageing in the workplace; “Ageing in place”; Mobility; Recreation; Caregivers; Communication and Netwoking; Empowerment of older people; e Violence. Por último, a maratona tecnológica vai permitir aos candidatos a apresentação de projetos destinados a facilitar a integração social dos refugiados e migrantes, nos setores que se seguem: Infrastructure; Education; Identity, Health; e Inclusion.
Pelo segundo ano consecutivo, a ESTG-IPVC vai marcar presença neste hackathon de programação tecnológica, com uma equipa multidisciplinar, constituída por alunos de três cursos da instituição.
A equipa, intitulada “The Greater Goods”, é formada por Adriano Meireles (Mestrado em Design Integrado), Ana Rita Viana (Licenciatura em Engenharia Informática), Hugo Gonçalves (Licenciatura em Engenharia Informática), Joana Cerqueira (Licenciatura em Engenharia Informática), e Leandro Magalhães (Licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia), e terá como projeto o desenvolvimento de uma plataforma de apoio a refugiados.
A terceira edição do “Hack For Good” acontece no fim-de-semana de 5 e 6 de maio, no Palácio dos Correios, no Porto. Além de prémios monetários, as equipas distinguidas terão acesso a prémios tecnológicos, licenças de software, entre outras distinções.
As equipas com as melhores propostas durante o hackathon vão ter acesso a um bootcamp, com sessões de orientação e treino, onde terão a oportunidade de desenvolver e maturar os seus projetos. As ideias e projetos com mais potencial de investimento terão participação garantida na Web Summit, que vai realizar-se em Lisboa, no próximo mês de novembro.