A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) acolheu, no passado dia 8 de fevereiro, um seminário subordinado ao tema “Sistema Dual de Ensino: Articulação entre a Prática e a Teoria: o caso da Alemanha-Baden-Wϋrttemberg Cooperative State University”.
A iniciativa, que contou com a intervenção do Prof. Thomas Shieber, Diretor do Gabinete de Relações Públicas e Internacionais da Universidade de Ravensburg, na Alemanha, teve como objetivo a contextualização da experiência de ensino dual alemão e a aplicação prática nas empresas.
A Alemanha encontra-se entre os países de referência no que diz respeito à implementação deste sistema de ensino dual, incentivando a participação e a integração dos estudantes em ambiente empresarial.
Na prática, os alunos recebem uma formação inteiramente adequada às suas necessidades, onde os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação são consolidados em contexto empresarial. Desta combinação resultam profissionais orientados para as diferentes necessidades do mercado de trabalho. As empresas, por sua vez, ganham profissionais polivalentes, bem preparados, competentes e com uma visão organizacional mais abrangente. Este modelo de ensino tem obtido resultados muito positivos, também ao nível da empregabilidade, já que a maioria dos estudantes encontra colocação imediata.
O seminário revelou-se importante para se compreender aspetos chave do sistema dual alemão, nomeadamente, a dinâmica e resultados. Ficou, ainda, evidente que o caminho para replicar, com sucesso, o modelo germânico passa por cada país adaptar as bases da formação dual à sua realidade.
Este seminário foi realizado no âmbito do projeto internacional “Innovative Cooperation Business-HEI Learning Model for Tourism: Soft Skills (INCOME)”, coordenado pelo IPVC e co-financiado pelo programa Erasmus + (Knowledge Alliances), que arrancou na passada quinta-feira na ESTG. O projeto tem duração de 3 anos e envolve parceiros regionais (Confederação Empresarial do Alto Minho e Comunidade Intermunicipal do Alto Minho), Instituições de Ensino Superior, bem como empresas de 7 países (Portugal, Alemanha, Croácia, Espanha, Itália, Malta e Holanda). Este projeto resulta da visão e da aposta estratégica por parte da ESTG e, em particular, dos cursos de Turismo (Licenciatura e Mestrado), em assegurar formação ao nível do ensino superior assente numa forte componente prática, dando resposta às expectativas dos estudantes e às necessidades do mercado de trabalho.