IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2018| Dinamo10 parceria com Núcleo Design

Dinamo10 parceria com Núcleo Design

Dinamo10 estabelece parceria com Núcleo de Design da ESTG

O Dinamo10, plataforma de trabalho colaborativo em Viana do Castelo onde se fomenta a partilha de conhecimentos, a interação multidisciplinar e o networking, está a promover duas iniciativas em colaboração com o mais recente núcleo de estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC): o Núcleo de Design.

Morfema é o título da exposição que vai ser inaugurada no próximo sábado, dia 3 de março, pelas 15h00, nas instalações do Dinamo10. Esta é mais uma iniciativa que decorre no âmbito do projeto Inauguro, que consiste em apresentações periódicas de diversos projetos artísticos na cidade de Viana do Castelo, contribuindo assim para a divulgação da arte contemporânea na região.

A galeria do Dinamo10 acolhe, nas próximas semanas, esta exposição de Ivo Rodrigues, um artista plástico que desenvolve o seu trabalho artístico no FabLab Lisboa, uma oficina municipal de apoio à criatividade e fabricação digital. Na exploração da forma e na metamorfose do suporte, a obra de Ivo Rodrigues estabelece-se sob uma atitude algo espontânea na sua execução plástica. Através da experimentação técnica e na procura de novas metodologias, explora-se o processo de modo a desvendar e descobrir a forma. A imagem é manifesto do método, do processo e da prática da procura.

O Dinamo10 e o Núcleo de Design da ESTG-IPVC vão ainda realizar, em conjunto, uma Dinamite Session – uma tertúlia que traz periodicamente, a Viana do Castelo, oradores de referência e temas de relevância para os residentes e comunidade local do Dinamo10, com o objetivo de partilhar experiências, trocar ideias, aprender novas ferramentas e conviver num ambiente informal de networking.

A próxima Dinamite Session irá decorrer no dia 8 de março, quinta-feira, às 18h30, nas instalações da Oficina Criativa da ESTG-IPVC, está subordinada à temática “FabLab – Experimentação Prototipagem e Comunidade – Como fazer quase tudo”, e tem como orador convidado Rafael Calado, que fará uma apresentação do trabalho desenvolvido no FabLab de Lisboa, desde a prototipagem aos projetos artísticos.

Um FabLab é um laboratório de fabricação que pretende democratizar o acesso a invenções pessoais e colaborativas através de tecnologias digitais para criar “quase tudo”. A metodologia adotada é o “learn by doing”, que começa na conceção digital do projeto pelo autor e posterior materialização nos equipamentos disponíveis do FabLab local.

Este evento conta ainda com a presença de Lídia Bispo e Hugo Marrafas, da Be Polar, que irão partilhar com os participantes a sua experiência profissional enquanto empreendedores, bem como esclarecer como passam da idealização à concretização dos seus produtos.

Publicado em 02.03.2018

Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About