Alunos da ESTG-IPVC vão plantar 20 árvores no Dia Mundial da Floresta
Na próxima quarta-feira, dia 21 de março, os alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) vão sujar as mãos de terra para plantar 20 árvores no recinto escolar, uma iniciativa que pretende assinalar o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta.
A atividade, que se inicia às 11 horas, e à qual se associa a Associação de Estudantes da ESTG-IPVC, insere-se no Programa Eco-Escolas, no âmbito do projeto Brigada da Floresta.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do seu Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e do Horto Municipal, é parceira da iniciativa e, para esta ação de sensibilização ambiental, doou as seguintes espécies autóctones: 10 unidades de Azevinho (Ilex Aquifolium) e 10 unidades de Salgueiro-Preto (Salix Atrocinerea Brot.).
Consciente do seu papel na educação e na sensibilização dos alunos para a importância da proteção ambiental e da preservação da floresta, a ESTG-IPVC dá mais um passo na construção de um campus mais saudável e amigo do ambiente.
O Programa Eco-Escolas é um projeto educativo internacional promovido pela Fundação para a Educação Ambiental e apoiado pela Comissão Europeia, e pretende encorajar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.
O programa é promovido a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e apoiado localmente pelos Municípios parceiros. Em cada escola é criada uma Brigada da Floresta. A equipa planeia as ações tendo em vista a proteção da floresta e adotando medidas de prevenção e intervenção, que envolvam a comunidade, com o objetivo último de trabalhar e sensibilizar para comportamentos sustentáveis.