Início| Notícias Arquivo| 2018| App alunos EI destaque Exército Português

App alunos EI destaque Exército Português

App criada por alunos da ESTG-IPVC é destaque em publicações do Exército Português

A disponibilização de uma ferramenta de navegação em dispositivos móveis, com base na Carta Militar, Escala 1/25 000, em modo offline, para todo o território nacional (Continente, Madeira e Açores), permitindo efetuar o acompanhamento das equipas que estão no terreno, num Centro de Operações, é a missão da aplicação “Mapas Militares”, desenvolvida por alunos do curso de Engenharia Informática da ESTG-IPVC. A relevância do projeto mereceu destaque em vários meios de comunicação social ao longo do ano transato. Mais recentemente, duas publicações do Exército Português deram notoriedade às funcionalidades e potencialidades desta ferramenta.

Quatro alunos da licenciatura de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) desenvolveram uma aplicação de cartografia militar ‘offline’ para dispositivos móveis, que vai permitir o apoio militar de emergência às forças de segurança no terreno em várias missões, maximizando o contributo do Exército na resposta a catástrofes e emergências.

A relevância da aplicação “MapMil” (Mapas Militares), criada em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), mereceu destaque em vários órgãos de comunicação social e, mais recentemente, o projeto figurou em duas publicações editadas pelo Exército Português.

A edição número 79 do Boletim do CIGeoE, datada de novembro de 2017, contém um artigo de dez páginas intitulado “Mapas militares – A cartografia militar portuguesa em dispositivos móveis” (páginas 9-18). O artigo, assinado pelo Major João Afonso, está disponível para consulta online através do link:http://assets.exercito.pt/SiteAssets/JE/Jornais/2semestre2017/nov_2017/je.swf. *

O Major João Afonso assina, igualmente, um artigo de quatro páginas com o mesmo título no Jornal do Exército, uma publicação periódica que divulga assuntos relevantes do Exército e das Forças Armadas. O artigo, que se estende da página 28 à 31, foi publicado na edição de novembro do ano transato, e pode ser consultado em:https://www.igeoe.pt/downloads/file189_pt.pdf.

Na prática, a aplicação desenvolvida pelos alunos, que permite a navegação tendo por base a Carta Militar, na escala 1/25 000, está a ser utilizada pelo Regimento de Apoio Militar de Emergência e pode ser usada em todo o território nacional por outras entidades de proteção civil, permitindo um acompanhamento, em tempo real, das operação e a gestão dos meios envolvidos.

Este projeto surgiu no seguimento da participação continuada, ao longo de vários anos, do Instituto Geográfico do Exército, antecessor do CIGeoE, nos Open Days da ESTG-IPVC. A aplicação chegou a ser apresentada ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em abril de 2017, no dia do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE).

Para Jorge Ribeiro, atual coordenador do curso de Engenharia Informática, este e outros projetos de realizados com alunos refletem o conhecimento e as competências adquiridas ao longo do curso, possibilitando-lhes reunir um conjunto de competências e “know-how” na área da Engenharia Informática. Reflete também o facto de permitir aos alunos estarem preparados para “saber fazer e por as mãos na massa”, refletindo-se o seu desempenho na elevada taxa de empregabilidade e na boa reputação do curso por parte dos empregadores, quer a nível regional, nacional e internacional.

De salientar ainda que o projeto abriu portas para novas parcerias com outras instituições do Estado, como Câmaras Municipais, Delegações da Proteção Civil e Força Aérea Portuguesa, no que concerne à partilha de conhecimento entre instituições.

Publicado em 13.04.2018

* Nota: Para abrir deve utilizar o Internet Explorer EDGE ou o seu browser tem de ler ficheiros swf..

App alunos EI destaque Exército Português