Terceiro seminário de Motivação 4.0 incentivou alunos a “fazer acontecer”
Decorreu, no passado dia 14 de março, mais um seminário de “Motivação 4.0”, uma iniciativa da Associação de Estudantes, que conta com o apoio da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), e que reúne, periodicamente, professores, alunos e associações/núcleos de estudantes em torno de temas como a motivação, a aproximação ao mercado de trabalho e o empreendedorismo.
A terceira edição decorreu sob o mote “Faz Acontecer”, e teve como propósito realçar a importância da definição de objetivos pessoais e profissionais, utilizando estratégias emocionais.
A sessão contou com a apresentação do livro de André Leonardo, um jovem empreendedor que aos 24 anos decidiu dar a volta ao mundo para conhecer casos de empreendedorismo, superação e sucesso. “Faz Acontecer” é o nome do livro que reúne as aventuras e peripécias desta viagem de nove meses.
Miguel Morais, da empresa Despertar – Formação e Psicologia, que se dedica à formação profissional e prestação de serviços de psicologia e educação, abriu a sessão referindo que ser-se empreendedor “é, antes de mais, uma questão de atitude”. Aos participantes, assegurou que, apesar de não haver fórmulas garantidas para o sucesso, “há princípios que todos podemos ter em conta para termos mais probabilidades de sermos bem-sucedidos”.
André Leonardo é exemplo disso mesmo. Numa conversa intimista e descontraída, começou por partilhar a sua história de vida. Contou que desde criança se lembra de ter ideias e de arranjar soluções para as pôr em prática. Aos seis anos, para arranjar dinheiro para comprar pastilhas elásticas, arrancou as flores do quintal da mãe para fazer ramos e vender aos vizinhos. Uns anos mais tarde, foram os queijos caseiros feitos por uma tia-avó que fizeram sucesso num almoço de família, e que começou a vender aos familiares e amigos. Só mais tarde, quando entrou na faculdade para estudar Gestão, percebeu que essa vontade de fazer acontecer tinha um nome: Empreendedorismo.
Depois de terminar a licenciatura, quis dar a volta ao mundo para conhecer pessoas que, como ele, tiveram a atitude, a coragem e a vontade de passar da ideia à ação. Durante a palestra fez questão de apontar dois casos que o marcaram particularmente, e que influenciaram a sua maneira de olhar para o empreendedorismo. O do português Ricardo Pereira que, mesmo ficando tetraplégico, continuou a «lutar», trabalhou na gigante Microsoft e criou a sua própria empresa de sucesso que hoje emprega cerca de 60 pessoas. E a história do «Cristiano Ronaldo indiano» que, para sobreviver, se tornou limpador profissional de ouvidos, e que, num contexto particularmente duro e exigente, consegue assim sobreviver.
Para André Leonardo há um conjunto de características comuns aos empreendedores: são pessoas que não deixam os sonhos na gaveta e traçam um plano para os pôr em prática; são altamente resilientes e perante as dificuldades não desistem; são pessoas que fazem do ‘não’ uma motivação; têm uma atitude muito proactiva e resolvem os seus problemas.
O orador enfatizou que, depois de correr o mundo, acredita que “ser-se empreendedor é uma atitude, um estilo de vida”. “Todas as pessoas que conheci são empreendedoras. Algumas nos negócios, mas todas empreendem na vida”, acrescentou, dizendo que fazem jus à máxima “o difícil é diferente do impossível”.
No final, dirigiu algumas palavras de encorajamento aos participantes, incentivando-os a sonhar, destacando a importância de acreditarem neles próprios, de estabelecerem metas para concretizarem objetivos, e de terem vontade de vencer barreiras. “Fazer acontecer é para todos”, lembrou.