Desde 2009, a rede ECART (sigla de European Ceramic Art and Research Team) reune cinco escolas superiores de arte especializadas em arte ou design, numa colaboração educativa no domínio da cerâmica, promovendo assim o intercâmbio internacional de estudantes e professores.
As escolas são: ENSA Villa Arson, Nice ENSAV La Cambre, Bruxelles ENSA, Limoges ESBA Talm, Le Mans ESAP Pavillon Bosio, Monaco HEAD, Genève
Em 2017, a ESTG e ESE do IPVC, foram escolhidas a nível nacional e convidadas a integrar este projecto selecionando cinco alunos.
Desde a sua criação, a rede tem vindo a destacar os conhecimentos específicos de cada escola e o que as instituições podem oferecer uns aos outros, através de um conjunto de ideias, investigação e prática. Reuniões, publicações, intercâmbios entre professores, bem como o desenvolvimento de projectos em curso e interdisciplinares foram o resultado desta colaboração.
As oficinas de pesquisa e criação permitem a junção de competências, reunindo todos os alunos envolvidos na opção, incentivando a permeabilidade das práticas e a reflexão. Essas sessões de trabalho, portanto, desenvolvem pesquisas práticas e teóricas em cerâmica. Uma verdadeira sinergia entre as escolas é criada ao longo de oficinas e reuniões teóricas, exposições e publicação de catálogos, juntamente com as co-operações entre professores.
No contexto do AERC (Workshops Europeus para a Investigação em Cerâmica), foram organizados workshops nas várias escolas. Os professores da rede, juntamente com artistas, teóricos e designers convidados, acompanharam os alunos em suas pesquisas e experimentação com o objeto.
Este ano lectivo 2017/2018, a ESTG e ESE do IPVC terá lugar de destaque e em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, irão organizar três workshops entre as instalações da escola e Museus Municipais assim como uma exposição que será mostrada na cidade e posteriormente em Genebra.