IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional

IV FIRMA

ESTG DE VIANA DO CASTELO RECEBERÁ O IV FIRMA

Criado com o objectivo de analisar o estado dos recursos marinhos vivos em diferentes países ibero-americanos, o Fórum deste ano pretende promover a ideia de uma exploração sustentada e eficiente das pescas e da produção aquícola

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de Outubro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] acolherá o IV Fórum Ibero-americano dos Recursos Marinhos e da Aquacultura [FIRMA], criado com o principal propósito de analisar em diferentes países ibero-americanos o estado dos recursos marinhos vivos, para além de realçar o debate acerca de uma exploração sustentada e eficiente das pescas e da produção aquícola. Numa organização conjunta com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental [CIIMAR], o certame será realizado no Auditório Principal da Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG] do IPVC.

Manuela Vaz Velho, Directora da ESTG-IPVC e Presidente da Organização do IV FIRMA, ao analisar a importância da realização deste evento na instituição, lembra que este fórum não pretende ser apenas mais um evento na área das ciências marinhas e aquacultura, ou um congresso científico que cubra os circuitos habituais da investigação académica. “O FIRMA pretende fazer algo diferente. Pretende ser um espaço em que os agentes envolvidos [empresas do sector, investigadores, universidades, instituições governamentais, e outros agentes de desenvolvimento regional, nacional e internacional], possam facilmente compreender, divulgar e interagir em prol do desenvolvimento do sector, com o objectivo de optimizar a gestão dos recursos marinhos e o desenvolvimento da aquacultura no espaço ibero-americano”, conclui Manuela Vaz Velho.

Com um vasto programa de conferências, ainda associado ao IV FIRMA, no dia 26 de Outubro, realizam-se vários mini-cursos, sobre diversas temáticas, com formadores nacionais e estrangeiros. As inscrições, no valor de 150€, devem ser submetidas on-line. Estudantes de licenciatura ou mestrado, oriundos de quaisquer instituições de ensino, pagarão um preço simbólico de 50€, tendo direito a informações, assistência e convites para actividades do Fórum, para além de senhas que darão direito a almoço no refeitório do IPVC.

Ainda no âmbito do IV FIRMA, Viana do Castelo receberá o navio Santa Maria Manuela, onde terão lugar os jantares e, no último dia do Fórum, um passeio em alto-mar.

Publicado 14.10.2011

Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About