IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional

Rede REAL

PROJECTO REDE REAL

Sessão de Encerramento

No próximo dia 26 de Maio, realiza-se no Clube Financeiro de Vigo – Espanha a sessão de encerramento do projecto REAL – Rede de Inovação e Desenvolvimento Alimentar Norte de Portugal – Galiza, com início às 10h00.

Esta sessão é da responsabilidade das entidades parceiras, concretamente da Dirección Xeral de I&D da Xunta de Galicia e terá como principal objectivo apresentar um balanço dos resultados obtidos ao longo do período do projecto.

Segundo a Professora Doutora Manuela Vaz Velho, Directora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, parceiro no desenvolvimento do projecto, “actualmente a Rede Real congrega já 174 entidades associadas, reúne parcerias com várias delas no desenvolvimento de projectos de I&D e foi responsável por inúmeras acções de formação a mais de 160 técnicos de entidades empresariais”, resultados que serão apresentados na sessão de encerramento.

A sessão contará com a presença de distintas personalidades do mundo académico, estatal e empresarial, nomeadamente o Senhor D. Ricardo Capilla Pueyo, Director Geral de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Consellería de Economía e Industria, Xunta de Galicia e o Professor Doutor Eduardo Rosa, Vice-reitor da Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, chefe de fila do projecto Rede REAL.

“Será apresentado um balanço das actividades e dos resultados do projecto, entre os quais, a agenda estratégica da Rede REAL, que reúne um diagnóstico do sector alimentar e traça as linhas estratégicas de desenvolvimento, e o Catálogo de Serviços, que através de uma plataforma on-line, promove todos os centros e as suas valências com sede na região euro-região”, revelou Manuela Vaz Velho coordenadora do projecto pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Recorde-se que a Rede REAL é um projecto co-financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal, (POCTEP) 2007 – 2013. Esta iniciativa mobilizou a cooperação entre importantes Centros de Investigação do sector agro-alimentar da Região Norte de Portugal (como a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa) com os seus pares da Galiza (a Universidade de Vigo e a Universidade de Santiago de Compostela). Fez, igualmente apelo ao envolvimento de Associações e Centros Tecnológicos, como a NERVIR - Associação Empresarial, o Centro Técnico Nacional de Conservación de Productos de la Pesca (CECOPESCA) o Centro Tecnolóxico da Carne (CTC), bem como a Dirección Xeral de I&D da Xunta de Galicia, procurando, a partir de um projecto de rede, assumir-se como um forte núcleo transfronteiriço, de apoio ao sector alimentar, cooperação, partilha de meios e transmissão de conhecimentos, que potencie a constituição de uma base tecnológica de apoio, à transferência de I&D e ao fomento da inovação, assumindo-se como um forte factor de alavancagem à internacionalização.

Publicado em 23.05.2011

Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About