IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2011| Instituições unidas para inovar

Instituições unidas para inovar

INSTITUIÇÕES UNIDAS PARA INOVAR

Rede REAL, PortugalFoods e Empresas Agro-alimentares juntos na dinamização de projectos de inovação e desenvolvimento tecnológico no norte do país

No passado dia 25 de Janeiro, realizou-se na Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa [ESB-UCP] Campus da Asprela – Porto, o FOOD INDUSTRY BROKERAGE EVENT. O evento contou com a participação de 84 representantes de empresas e centros de investigação, tendo sido promovidos 31 encontros bilaterais, para além dos informais proporcionados pelo próprio evento.

O Food Industry Brokerage Event foi uma organização conjunta da Rede de Inovação Alimentar na Região Norte de Portugal – Rede REAL e do Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Alimentar – PortugalFoods, e teve como principal objectivo promover a aproximação das necessidades das Empresas Agro-Alimentares às capacidades da oferta dos Centros de Investigação e Centros Tecnológicos da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza.

Após a abertura oficial da sessão pela Directora da ESB, Isabel Vasconcelos, anfitriã do evento, Manuela Vaz Velho em representação do Conselho de Administração do Pólo de Competitividade Portugal Foods, e Directora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana, e Eduardo Rosa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como coordenador do Projecto REAL, seguiram-se as apresentações dos organismos envolvidos na organização do evento:
Engenheira Ondina Afonso - Pólo de Competitividade PortugalFoods;
Prof. Doutor Eduardo Rosa - Projecto REAL;
Prof. Doutor Lorenzo Pastrana - Plataforma Tecnolóxica Galega Agroalimentaria.

Estiveram ainda presentes personalidades representantes das entidades financiadoras nacionais e europeias, a Dra. Conceição Moreno, representante do QREN, e o Dr. João Santos Silva representante da ADI, os quais apresentaram os quadros de apoio disponíveis às empresas e entidades do Sistema Científico e Tecnológico, bem como algumas especificidades na elaboração de candidaturas.

Os Professores José António Teixeira, da Universidade do Minho, e Tim Hogg, da Universidade Católica Portuguesa, apresentaram o seu ponto de vista de avaliadores de projectos de I&DT, designadamente, os factores que interferem nas valorizações e majorações dos processos de avaliação.
No final realizaram-se as reuniões personalizadas entre entidades do SCT e empresas, previamente agendadas pelas empresas, para troca de ideias e criação de parcerias futuras, com vista à dinamização de projectos em colaboração.

Publicado em 28.01.2011

Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About