IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional

Alimentaria

PROJECTO DE ENGENHARIA ALIMENTAR DO IPVC ENTRE OS MELHORES

“Biofiambre de Legumes” estará representado em Concurso de Inovação Tecnológica

O projecto de Engenharia Alimentar “Biofiambre de Legumes” do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] foi seleccionado para estar representado no espaço FOOD I&DT na Feira Alimentaria & Horexpo 2011, juntamente com projectos de outras instituições de ensino nacionais e internacionais. Este projecto foi seleccionado tendo em conta critérios de avaliação como o grau de inovação, o elevado potencial de utilização comercial, o potencial de aplicação, entre outros. Todos os projectos seleccionados estarão presentes no referido espaço da Alimentaria e serão enquadrados no Concurso FOOD I&DT.

O projecto “Biofiambre de Legumes” foi desenvolvido pelos alunos do 3º ano do curso de Engenharia Alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, Ana Catarina Magalhães, José Renato Faria e Rosa Alves. Segundo estes alunos, a necessidade de variedade de produtos e também a crescente preocupação com as dietas alimentares, tendencialmente mais ricas em produtos à base de vegetais, ricos em bioactivos, motivou o desenvolvimento desta formulação.

Caracterização do projecto
Inovador e com características organolépticas inconfundíveis, o Biofiambre de Legumes é um produto à base de legumes biológicos, uma alternativa ao fiambre tradicional para vegetarianos, uma agradável proposta para os não vegetarianos, sendo um produto saudável e ecológico para todos.

A matéria-prima, proveniente de agricultura biológica, é sujeita a um branqueamento moderado com o objectivo de intensificar o seu sabor. O Biofiambre de Legumes, é então processado: uma vez refogados os legumes e homogeneizada a mistura, o produto é submetido a uma pasteurização, como forma de conservação, seguindo-se uma maturação controlada, de forma a garantir a sua consistência e textura, muito semelhante à apreciada textura do fiambre.

Sem a adição de corantes e conservantes, os métodos de conservação utilizados são a pasteurização seguida de refrigeração que, para além de conservar as suas características organolépticas, é uma garantia de segurança para o consumidor.
O Biofiambre de Legumes é um produto pensado para consumidores vegetarianos, simulando a textura do fiambre. É, também, interessante para segmentos de consumidores com preocupações ecológicas, que procuram alimentos saudáveis e inócuos. Os legumes provenientes da agricultura biológica difundem um modo de produção sustentável e socialmente responsável.

Publicado em 23.02.2011

Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About