IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2011| Energias Renováveis e Gestão Energética Sustentável

Energias Renováveis

ENERGIAS RENOVÁVEIS E GESTÃO ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL EM DEBATE NA GALIZA

Seminário técnico, no âmbito do Projecto ESOL “Energia Sustentável Local”, decorrerá dia 18 de Janeiro de 2011, em Santiago de Compostela

A jornada informativa, que terá lugar no âmbito do projecto ESOL, no próximo dia 18 de Janeiro na EGAP, pretende dar a conhecer as potencialidades de utilização que as fontes renováveis apresentam para os municípios, bem como as diferentes linhas de apoio que o Instituto Energético da Galiza tem para o aproveitamento das energias renováveis e para a promoção da poupança e da eficiência.

Duarte Alves, Docente do Politécnico de Viana, fará parte do quadro de oradores deste encontro, com a comunicação Implementação de uma unidade piloto de produção de AQS a partir de biomassa e energia solar térmica nas instalações do IPVC”.

Relembre-se que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] e o Instituto Energético da Galiza [INEGA] coordenam um consórcio composto por Câmaras Municipais portuguesas e galegas, com o objectivo de desenvolver projectos conjuntos de utilização de recursos energéticos endógenos e de criação de um curso de e-learning para os agentes locais sobre energias renováveis e eficiência energética.

O E-SOL é um exemplo da aposta estratégica pela potenciação das energias renováveis e da poupança e da eficiência energética.

Recorde-se ainda que no projecto ESOL “Energia Sustentável Local” participam, para além do IPVC e do INEGA, as Câmaras Municipais portuguesas de Chaves e Vinhais e as Câmaras Municipais galegas de Verín, Baltar, A Mezquita e Riós.

Um dos grandes objectivos do programa passa por fazer avançar o processo de gestão sustentável do meio natural na área transfronteiriça, identificando e definido os critérios do desenvolvimento futuro dos sistemas energéticos renováveis. Para isso, serão utilizados os recursos existentes no espaço territorial Norte de Portugal - Galiza e procurar-se-á o aumento da colaboração entre as regiões vizinhas estimulando a criação de projectos conjuntos que fomentem o uso das energias renováveis como a biomassa, a energia solar e a geotermia, em edifícios e instalações públicas como centros de saúde, centros sociais e áreas desportivas entre outras.

No total prevê-se um investimento de 1,2 milhões de euros durante dois anos, sendo que 75% dessa verba será financiada pelo FEDER no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal e, no concreto, executar-se-ão instalações para aproveitamento energético total ou de apoio num total de 13 edifícios sob tutela municipal em todos os municípios que integram o programa. Estas instalações abastecerão os sistemas de aquecimento de água e do ambiente, darão cobertura à necessidade de energia térmica ou diminuirão o consumo de energia eléctrica nos edifícios contemplados.

Paralelamente o projecto inclui a realização de cursos formativos, em formato e-learning, de Gestão Energética Municipal para os funcionários das diversas entidades. Por último, o consórcio que integra o projecto ESOL levará a cabo um estudo para analisar a viabilidade do mercado da biomassa no espaço de cooperação.

Este projecto é co-financiado pelo FEDER através do programa POCTEP - Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanã - Portugal.

As inscrições para este seminário técnico (de 18 de Janeiro) podem ser realizadas on-line, através de www.inega.es, até ao dia 11 de Janeiro.

Publicado em 10.01.2011

Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About