IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2011| Ciência Provocatória… no IPVC!
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Ciência Provocatória no IPVC

CIÊNCIA PROVOCATÓRIA… NO POLITÉCNICO DE VIANA!

> O repto é lançado pela Licenciatura em Engenharia Electrónica e Redes de Computadores do IPVC e promete surpreender de forma inovadora todo o Alto-Minho
>> “Engenharia Electrónica e Redes de Computadores?”, “Quem disse que a Física não serve para nada?” e “Deve estar a brincar, Sr. Coordenador!” constituem as três questões que estarão na base deste inédito desafio

Três Actos “Científicos” intencionalmente provocatórios, e com a finalidade de promover as redes de fibra óptica do Alto-Minho, vão estar em palco no próximo dia 24 de Maio no Auditório Principal da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC].

“Engenharia Electrónica e Redes de Computadores?” dá o título ao primeiro acto e segundo o Coordenador do Curso, Gaspar Rego, “perspectiva-se o futuro do curso em resultado da experiência adquirida nos projectos relacionados com as redes de nova geração em fibra óptica e pela percepção das suas potencialidades, bem como do investimento que tem sido feito na melhoria da formação dos docentes do curso, estando alguns a desenvolver trabalhos conducentes ao doutoramento na área de redes de sensores.”

“Simultaneamente, através do projecto “Capacitar para formar”, com financiamento do QREN, está a ser feito um investimento sem precedentes em laboratórios e equipamentos nas áreas de fibras ópticas, telecomunicações e segurança de redes”, explicou ainda o responsável a propósito da realização desta iniciativa.

Para o Coordenador de Curso, “todos estes investimentos conduzirão inevitavelmente a uma reestruturação do curso de Licenciatura e à proposta de criação de um curso de Mestrado nas áreas das redes de comunicações e de sensores” afiançou o Docente, acrescentando que “vale a pena sublinhar que estão em marcha vários projectos para criar infra-estruturas de fibra óptica em todo o território nacional, pelo que urge a formação de técnicos especialistas no planeamento, instalação e manutenção destas redes bem como para a criação de conteúdos e de serviços potenciados pelas mesmas” comenta Gaspar Rego.

“O segundo acto “Deve estar a brincar, Sr. Coordenador!”, parte do desafio do Sr. Presidente do IPVC aquando da tomada de posse dos Coordenadores de Curso, para que estes fossem “notórios e notáveis”, explica Gaspar Rego, “e segue o percurso académico (inverso!) do coordenador de curso, numa atmosfera inspirada na personalidade de Richard Feynman, um génio bem-humorado que recebeu o prémio Nobel da Física em 1965”.

“Este acto chama propositada e falaciosamente a atenção para o coordenador quando, na verdade, serve um propósito bem mais nobre, o de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho realizado por outros e, ainda, o de incutir nos alunos a necessidade de trabalhar/estudar, de terem espírito de sacrifício (e crítico!), de serem persistentes e de terem a capacidade de se auto-motivarem para dessa forma poderem ultrapassar as dificuldades que vão encontrar ao longo da sua vida activa” esclarece o Coordenador de Curso sobre o 2º Acto Científico.

Este acto único vai servir de introdução ao terceiro acto que consta da palestra “Quem disse que a Física não serve para nada?” que será protagonizada pelo Professor Manuel de Barros, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (e antigo professor de Electrónica do curso de Física), em que serão apresentados, de uma forma simples, vários exemplos de aplicação da Física em situações do dia-a-dia.

O evento, também destinado aos alunos do 12º ano do Ensino Regular/Técnico, será transmitido em directo para duas Escolas, a Secundária de Monserrate e a Secundária dos Arcos de Valdevez, e permitir-lhes-á participar activamente.

As filmagens, gravação e produção, estarão a cargo da Escola Profissional do Alto-Minho Interior (EPRAMI) de Paredes de Coura e a transmissão, suportada pelas redes do IPVC e da Valicom, será da responsabilidade dos serviços técnicos do IPVC.

Publicado em 18.05.2011

 
Menu Secundário
*  
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.