IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2011| Alunos de Design distinguidos com Prémio Ibérico

Designers

ALUNOS DE DESIGN DISTINGUIDOS COM PRÉMIO IBÉRICO POR JÚRIS DE EXCELÊNCIA

Apresentação

Os alunos  Ana Cruz, Fernando Lima, Marina Abreu e Pedro Oliveira, do curso de Mestrado em Design Integrado do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, foram distinguidos com o Prémio Larus Arquitecturas 2011 - Equipamento Urbano Ibérico – na categoria de Projecto Académico

O Prémio, promovido pelo Periódico Arquitecturas (publicação do Grupo About Media) e patrocinado pela empresa Larus – Design Urbano, teve como principal objectivo o reconhecimento público de projectos de equipamento urbano desenvolvidos nos últimos cinco anos por designers, empresas e estudantes de design, em Portugal e Espanha, e contou com o apoio institucional do Centro Português de Design.

O prémio foi atribuído ao candeeiro de iluminação pública "Popup" por decisão unânime do júri, constituído por 7 elementos: Henrique Cayatte – Presidente do Centro Português de Design; Emílio Gil Cerraciín – Presidente da AEPD – Asociación Española de Profesionales del Diseño (ES); Pedro Feduchi- Representante da BID – Bienal Ibero Americana de Design (ES); Elisabete Antunes – Presidente da Associação Nacional de Design; Francisco Providência – Professor e Designer; Rafael Villar Laguna – Designer Industrial; Mário Caeiro – Professor e Designer, representante da BID, Bienal Ibero Americana de Design (ES).

A cerimónia de entrega do prémio realizou-se no Centro de Congressos do Estoril, no dia 25 de Fevereiro, no âmbito da 7.ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis.

Esse trabalho teve origem no projecto protocolar Greenlight, em que os alunos desenvolveram propostas de sistemas de iluminação pública baseadas em tecnologias de ponta; energia solar e power led. Uma equipa de docentes das áreas de Design, Produção e Multimédia coordenou este projecto, de forma integrada, constituída pelos docentes Acácio Pereira, que liderou o processo de Design, Pedro Vasconcelos e Pedro Faria. O acompanhamento e validação dos trabalhos teve a parceria do grupo de empresas Fundiviana (Viana do Castelo) e GCE Solar (Zamora).

Este projecto apresentou uma vertente de respeito pela natureza e a sustentabilidade.

Este prémio, a par de outros, vem consolidar a aposta no ensino do Design no Politécnico de Viana que tem desempenhado um importante papel no sentido de tornar as indústrias e as empresas mais competitivas.

Publicado em 07.03.2011

Fotografias
Designers Prémio Iberico 01 Prémio Iberico 02 Prémio Iberico 03 Prémio Iberico 04 Prémio Iberico 05 Prémio Iberico 06 Prémio Iberico 07

Instituto Nacional de Estatística