IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2011| Action for Age| 2ª Edição do Action for Age

2ª Edição do Action for Age

A 2ª Edição do Action for Age

"No dia 5 de Novembro 2010, no Grande Auditório da Faculdade de Bela Artes de Lisboa e perante uma audiência de 38 professores e cerca de 400 alunos de 22 escolas de design de todo o país, foi anunciada à imprensa a segunda edição do projecto Action for Age, que consiste na realização de um laboratório criativo centrado na reflexão e na procura de soluções inclusivas face ao fenómeno de envelhecimento generalizado da população.

Este projecto, que nasceu de uma iniciativa da RSA – Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce, do Reino Unido, foi realizado, na sua primeira edição, em parceria com a experimentadesign e com a Fundação Calouste Gulbenkian.

A estes parceiros, junta-se agora a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, aprofundando a sua vocação natural, considera a inovação social um fundamento central para o acompanhamento das novas realidades sociais e para o combate dos efeitos que daí advenham".*

Nesta 2ª edição, o Action for Age 2 aborda a temática da intergeracionalidade e o potencial do design para a construção de relações sustentáveis entre duas ou mais gerações de pessoas em que uma delas é obrigatoriamente idosa. Este é um projecto dirigido a todos os alunos finalistas dos cursos de design, em Portugal e no Reino Unido, que os desafia a desenvolver uma solução de intergeracionalidade e a participar num projecto com uma forte componente de inovação social e aplicação prática. O repto comum é criar produtos, serviços, ambientes, eventos ou outras soluções que constituam mais-valias efectivas e potenciem uma melhoria na qualidade vida dos idosos. O projecto será desenvolvido ao longo de mais de 14 meses pela Design Response, a mais recente unidade de inovação e desenvolvimento da Experimenta Design, e integrará a bienal EXD’11.

O projecto teve início com o workshop para professores de todas as unidades de ensino participantes que se realizou em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian nos passados dias 13 e 14 de Julho. Mais recentemente, no dia 5 de Novembro, todos os alunos participantes tiveram a oportunidade de assistir à sessão de lançamento do projecto Action For Age 2 que teve lugar na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Até ao final do semestre os alunos do 3º ano do Curso de Design do Produto e os Professores João Martins e Luis Mota do Politécnico de Viana, estarão empenhados no desenvolvimento de soluções adequadas aos objectivos do projecto, cujos resultados serão conhecidos no final de Fevereiro de 2011, altura em que serão avaliados por um júri internacional.

*Fonte: Experimenta Design

Publicado em 02.02.2011

Instituto Nacional de Estatística
UMIC