IPVC | Multimédia OTIC | ESS - IPVC Internacional
Início | Histórico Notícias | 2008 | Congresso Estilos de Vida Promotores de Saúde

Rabiscos

“Estilos de Vida Promotores de Saúde” em debate no I Congresso Nacional que terá início na Escola Superior de Enfermagem

Daniel Sampaio, Pinho da Silva, Francisco George, Ana Jorge e Jorge Sampaio marcarão presença neste certame

Inscrições já se encontram disponíveis

Analisar os estilos de vida promotores de saúde é o tema central do primeiro Congresso Nacional, organizado pela Direcção-Geral da Saúde [DGS], em colaboração com o Serviço de Saúde Pública do Alto Minho/ARS Norte, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESEnf-IPVC], que decorrerá de 5 a 7 de Junho.

Ermelinda Jaques, Presidente da ESEnf-IPVC, justifica a colaboração neste certame referindo que “À Escola Superior de Enfermagem do IPVC, enquanto centro de formação humana, cultural, científica e técnica de nível superior, cabe-lhe entre outras competências, ministrar a preparação para o exercício da actividade profissional de enfermagem altamente qualificada e cooperar com outras entidades no desenvolvimento humano e social em matéria de saúde da região. Deve, portanto, apoiar e colaborar numa iniciativa desta natureza”.

Este congresso inicia-se no dia 05 de Junho, com a realização de vários workshops que decorrerão na Escola Superior de Enfermagem do IPVC, com temáticas diversificadas, desde “Ambiente, estilos de vida e saúde”; “Determinantes comportamentais da saúde e doença crónica”, “Comunicação em Saúde”; “Plataforma contra a obesidade” e “Cessação tabágica”. Os outros dias – 06 e 07, do mesmo mês – irão decorrer no Centro de Congressos do Castelo de Santiago da Barra.

A realização da Conferência intitulada “Da Informação à Promoção da Saúde O papel da Saúdeterá lugar no dia 06, já no Castelo de Santiago da Barra, seguida de um debate em que serão abordadas questões subordinadas ao tema “Desigualdades em Saúde: números, imperativos éticos e efectividade das acções”, como a “Epidemiologia das desigualdades”; “Saúde, sexo e género” e, ainda, “A propósito do tabaco”.

A tarde está reservada à Conferência “Estilos de Vida saudáveis: ditadura ou democracia?”, seguida das conclusões dos workshops. No final da tarde terá lugar a Comemoração do I Centenário do Nascimento do Prof. Arnaldo Sampaio, na qual será exibido um filme evocativo, escrito e produzido pela DGS. Esta Comemoração será protagonizada por Daniel Sampaio, Pinho da Silva, Francisco George, Ana Jorge e Jorge Sampaio.

No dia 7, o Congresso prevê ainda a realização da conferência subordinada ao tema “Promoção da Saúde: uma responsabilidade partilhada - Ciclo de vida, contextos e promoção da saúde”, em que questões como “Rede de Cidades Saudáveis”; o “Projecto “Habitação e Saúde” e, ainda, o Projecto “Cidades Amigas das Pessoas Idosas” serão abordadas.

A tarde estará reservada ao tema “Promoção da Saúde no Séc. XXI – Os desafios da Globalização” à qual se seguirão actividades como uma “Pegada Saudável” e outras iniciativas de rua.

Está prevista, também, a realização de uma mostra de trabalhos científicos e projectos de intervenção, em formato poster ou outros.

As inscrições  já se encontram a decorrer, através do site da DGS. Poderá ser realizada uma pré-inscrição através do endereço de correio electrónico congressoev@dgs.pt, indicando nome, profissão e contacto. A pré-inscrição não substitui a inscrição definitiva.

O programa científico detalhado, as informações gerais sobre o evento, as condições para a inscrição definitiva e o respectivo formulário encontram-se disponíveis no site da DGS.