IPVC | Multimédia OTIC | ESS - IPVC Internacional
Início | Histórico Notícias | 2008 | A reabilitação e o mundo da domótica

Casa e jardim

A reabilitação e o mundo da domótica em debate

Conferência terá lugar na Escola Superior de Enfermagem do Politécnico de Viana do Castelo
Inscrições disponíveis até 03 de Novembro

“Promover a acessibilidade é um acto de cidadania!”. Este é o mote para a realização da Conferência subordinada ao tema “A reabilitação e o mundo da domótica”, que será protagonizada por Rui Miguel Silva Teixeira, Arquitecto, no próximo dia 06 Novembro, no Auditório da Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESEnf-IPVC], a partir das 14h30.

“O contributo de todos centra-se na eliminação de barreiras arquitectónicas em prol de uma “(des)complicação” quotidiana, criando condições para uma mobilidade mais autónoma e segura. Desta forma, a construção de espaços acessíveis a TODOS é um imperativo social pelo que, se torna indispensável respeitar o direito básico de “IR e VIR”, que pertence a cada um, independentemente da sua limitação física” explica Clara Araújo, docente da ESEnf-IPVC

“Assistir a esta conferência conduzirá os participantes ao mundo da DOMÓTICA que sendo uma tecnologia recente, nos revela os recursos disponíveis a nível habitacional, que são essenciais para todos, independentemente da sua condição ou limitação física”, avançaram Maria José Fonseca e Salete Soares, docentes da Escola Superior de Enfermagem, referindo-se à importância e às vantagens de participar no certame.

A iniciativa, organizada pela Equipa Pedagógica do II Curso de Pós-Licenciatura de Especialização de Enfermagem de Reabilitação da ESEnf-IPVC, tem como destinatários Profissionais e alunos das áreas de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Arquitectura, Engenharia, Educação e Serviço Social.

A realização desta Conferência integra-se nas Comemorações do 35º Aniversário daquela Escola Superior do IPVC, Aniversário este que tem como tema central “Um percurso de formação em interacção com a comunidade no desenvolvimento da Saúde”, numa comemoração que prevê a realização de diversas actividades de carácter científico, cultural e lúdico e que irão decorrer ao longo de todo este novo ano lectivo 2008/09.