Iniciado em 2015, o Global Schools é um projeto europeu a ser implementado em 10 países da União Europeia (Áustria, Bulgária, Espanha, França, Irlanda, Itália, Letónia, Portugal, Reino Unido e República Checa), por 17 parceiros, liderados pela Província Autónoma de Trento. O projeto tem o cofinanciamento do Programa DEAR (Development Education and Awareness Raising) da Comissão Europeia. Os três anos de duração do projeto visam a integração da Educação para a Cidadania Global (ECG), de forma transversal, nos programas do ensino básico nos países parceiros. A longo prazo, o projeto visa uma transformação nas escolas e na sociedade em geral, promovendo uma nova geração de cidadãos e cidadãs do mundo motivados por valores de solidariedade, igualdade, justiça, inclusão, sustentabilidade e cooperação.
Abordagem
O projeto Global Schools assenta na importância da Educação para a Cidadania Global enquanto conceito transversal, na linha do que em Portugal se denomina de Educação para o Desenvolvimento, e visa a consciencialização e a compreensão das causas dos problemas do desenvolvimento e das desigualdades a nível local e mundial, num contexto de interdependência e globalização, com a finalidade de promover o direito e o dever de todas as pessoas e de todos os povos a participarem e contribuírem para um desenvolvimento integral e sustentável. Partindo deste pressuposto, a coerência das políticas torna-se uma pré-condição para promover a educação como um veículo para o bem-estar social, cultural, económico e ambiental e, portanto, o papel dos decisores políticos torna-se tão importante quanto o papel dos educadores. O Global Schools apoia, assim, a integração da ECG no currículo, tanto através de uma revisão das políticas de educação como através da promoção de práticas pedagógicas inovadoras. A sua ação desenvolve-se em três níveis: - ao nível político, advoga a integração da ECG em políticas educacionais e programas escolares nos 10 países; - a um nível técnico, promove a motivação dos professores e disponibiliza formação profissional inicial e contínua, tanto para os professores como para as organizações da sociedade civil que trabalham em escolas no esforço de incorporar ECG nas suas práticas diárias; - a um nível social, incentiva os pais, as autoridades locais e a comunidade em geral a formarem as crianças como futuros cidadãos e cidadãs do mundo, conscientes e responsáveis.
Envolve atividades de investigação, de influência política, de formação inicial e contínua de professores/as e produção de recursos didáticos.