"GET UP AND GOALS! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs" é o título do novo projeto da ESE-IPVC no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, cofinanciado pelo programa DEAR – Development Education and Awareness Raising da Comissão Europeia. Este projeto, a decorrer entre novembro de 2017 e outubro de 2020, visa contribuir para a sensibilização do público em geral para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incorporando a Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG) no setor de educação formal. A sua implementação em 12 países europeus - Áustria, Bulgária, Espanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia - tem o principal enfoque na sensibilização de professores/as, estudantes, comunidades locais e no reforço das competências dos e das professores/as quer nas temáticas da ED/ECG quer no conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aumentando também a coerência da avaliação da qualidade dos resultados de aprendizagem da ED/ECG na educação formal.
As principais atividades visam: - formação de professores nas áreas das Migrações, Alterações Climáticas, Género e Desigualdades Mundiais; - desenvolvimento e experimentação de recursos educativos; - organização de eventos por professores/as e estudantes envolvendo a comunidade local; - participação em encontros internacionais para trocas de experiências; - autoavaliação dos agrupamentos, nas áreas da ED/ECG, seguindo um modelo a desenvolver pela equipa do projeto com o suporte de especialistas da área da avaliação.
No contexto português, pensamos este projeto como uma resposta às necessidades de formação e apoio sentidas pelas escolas e agrupamentos perante o novo projeto da Autonomia e Flexibilização Curricular, ancorado em documentos como o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e a recente Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, que consubstancia as áreas da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global numa nova componente de currículo, a Cidadania e Desenvolvimento, prevista como parte integrante de todos os anos de escolaridade, do ensino básico e do ensino secundário, na qual “os professores têm como missão preparar os alunos para a vida, para serem cidadãos democráticos, participativos e humanistas, numa época de diversidade social e cultural crescente, no sentido de promover a tolerância e a não discriminação, bem como de suprimir os radicalismos violentos” (Ensino Básico e Secundário. Cidadania e Desenvolvimento, 2017).