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Get Up And Goals
Get Up and Goals

"GET UP AND GOALS! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs" é o título do novo projeto da ESE-IPVC no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, cofinanciado pelo programa DEAR – Development Education and Awareness Raising da Comissão Europeia.
Este projeto, a decorrer entre novembro de 2017 e outubro de 2020, visa contribuir para a sensibilização do público em geral para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incorporando a Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG) no setor de educação formal.
A sua implementação em 12 países europeus - Áustria, Bulgária, Espanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia - tem o principal enfoque na sensibilização de professores/as, estudantes, comunidades locais e no reforço das competências dos e das professores/as quer nas temáticas da ED/ECG quer no conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aumentando também a coerência da avaliação da qualidade dos resultados de aprendizagem da ED/ECG na educação formal.

As principais atividades visam:
- formação de professores nas áreas das Migrações, Alterações Climáticas, Género e Desigualdades Mundiais;
- desenvolvimento e experimentação de recursos educativos;
- organização de eventos por professores/as e estudantes envolvendo a comunidade local;
- participação em encontros internacionais para trocas de experiências;
- autoavaliação dos agrupamentos, nas áreas da ED/ECG, seguindo um modelo a desenvolver pela equipa do projeto com o suporte de especialistas da área da avaliação.

No contexto português, pensamos este projeto como uma resposta às necessidades de formação e apoio sentidas pelas escolas e agrupamentos perante o novo projeto da Autonomia e Flexibilização Curricular, ancorado em documentos como o Perfil dos alunos à saída da es­colaridade obrigatória e a recente Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, que consubstancia as áreas da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global numa nova componente de currículo, a Cidadania e Desenvol­vimento, prevista como parte integrante de todos os anos de escolaridade, do ensino básico e do ensino secundário, na qual “os professores têm como missão preparar os alunos para a vida, para serem cidadãos democráticos, participativos e humanistas, numa época de diversidade social e cultural crescente, no sentido de promover a tolerância e a não discriminação, bem como de suprimir os radicalismos violentos” (Ensino Básico e Secundário. Cidadania e Desenvolvimento, 2017).

 
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