IPVC | IPVC Multimédia OTIC |  IPVC Internacional
Inicio| Noticias| 2019| 14º EIA

14 Encontro Internacional das Artes
14º Encontro Internacional das Artes

O 14º Encontro Internacional das Artes decorre nos dias 21 e 22 de fevereiro, das 09h30 às 19h30, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC].

O  certame, cuja edição é subordinada ao tema Culturas e Artes no Século XXI: Ruralidades em transição e outras, constitui uma oportunidade de reflexão sobre teorias e práticas artísticas em contextos e países diversificados, tais como Portugal, Alemanha, Áustria, Inglaterra, Malta, Croácia e Cabo Verde. Reúne comunicações, palestras, mesas redondas, exposições, performances e workshops sobre temas que se entrelaçam: arte e cultura, arte contemporânea, práticas artísticas, curriculum artístico, cooperação cultural transnacional, diversidade cultural, internacionalização, dando continuidade à proposta educativa comprometida com a ideia que a escola deve e pode transformar a vida e onde a educação significa contribuir para o desenvolvimento cultural, artístico e económico da nossa sociedade.

Os objetivos do Encontro são: (i) Contactar com profissionais dos setores das artes, cultura e educação de diferentes contextos; (ii) Refletir sobre as artes, a cultura e a sustentabilidade criativa, como instrumentos estratégicos para novas políticas e práticas em termos nacionais e internacionais; (iii) Vivenciar experiências artísticas e culturais, participando em processos de criação, tendo acesso a experiências de cruzamento entre linguagens artísticas; e (iv) Desenvolver processos de reflexão no âmbito das artes, da educação e da cultura.

Trata-se de um espaço de diálogo entre estudantes e profissionais das artes, de diversos continentes, onde se divulga e partilha tudo o que se vai fazendo anualmente em diversos contextos, conduzindo a um fortalecimento de relações humanas e profissionais, ao envolvimento em projetos nacionais e internacionais sistemáticos, como Rural 3.0: Service Learning for the Rural Development (2018-2021), “Novos Media ao Serviço do Património Cultural do Alto Minho” (2017-2019), e a Revista anual online Diálogos com a Arte-revista de arte, cultura e educação, www.ese.ipvc.pt/revistadialogoscomaarte/.

Os Encontros, as publicações e parcerias que daí resultam, incentivam práticas colaborativas, fomentam o associativismo, fortalecem redes de interesse e promovem ligações interterritoriais e interculturais. Estes Encontros pretendem ser mais um contributo para o enriquecimento da formação de profissionais críticos e interventivos. E além disso, especificamente, estabelecer o fortalecimento da cooperação intra e interinstitucional, com base no aprofundamento de conhecimentos, competências e atitudes ligados a uma ação de cidadania ativa e responsável, que valorize a diversidade como fonte de enriquecimento humano e como ponto de partida para reflexão sobre a questão da formação de profissionais em todas as áreas que se articulam através das Artes.

UMIC POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About