IPVC | IPVC Multimédia OTIC |  IPVC Internacional
Inicio| Noticias| 2011| Grafi

Imagem do Grafi
O Grafi

No ano letivo 2009/2010, o Núcleo Regional do PNEP (Programa Nacional de Ensino de Português) de Viana do Castelo da Escola Superior de Educação do IPVC, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Valdevez, mais precisamente com alunos/professores dos Cursos Profissionais de Técnico de Informática de Gestão e Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, foi criado o Software Educativo (Grafi) de apoio à aprendizagem do novo acordo ortográfico.

Neste sentido, a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo tem o prazer de dar a conhecer este material pedagógico a todas as Escolas do 1.º Ciclo.

Este jogo interativo tem como objetivo principal apoiar os alunos na sistematização de algumas regras do Acordo Ortográfico cuja aplicação no sistema educativo português será no ano letivo de 2011/2012. É um jogo lúdico-educativo, ao qual está associada uma história onde são apresentados desafios que o Grafi (jogador) vai ter de resolver e que resultam de saber aplicar ou ficar a saber algumas regras do Acordo Ortográfico, concretamente, as letras do alfabeto; o uso das maiúsculas ou minúsculas; a supressão gráfica das consoantes mudas; a supressão/manutenção do hífen; entre outras.

Enquanto jogo, usa uma ferramenta apelativa que motiva os alunos para a aprendizagem da língua portuguesa suportada pelas regras do Novo Acordo Ortográfico.

Os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico são, em primeira instância, o público-alvo deste jogo mas também se destina aos docentes, pais e/ou encarregados de educação que pretendam apreender de forma interativa as novas regras do Acordo Ortográfico.

Publicado em 19.07.2011

UMIC POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About