IPVC | Multimédia | OTIC | ESCE - IPVC Internacional
Início| Noticias| 2008| Comédias do Minho

Comédias do Minho

Grupo de Teatro “Comédias do Minho” associa-se à VII Semana Cultural da ESCE-IPVC

O grupo de teatro “Comédias do Minho” associa-se, este ano, às comemorações do dia da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do castelo [ESCE-IPVC] e à VII Semana Cultural deste estabelecimento de ensino superior, sedeado em Valença. O grupo irá encenar a peça “Eldorado – uma comédia do Minho”, no dia 13 de Novembro, pelas 21.30h, no auditório da ESCE-IPVC.

Na sinopse da peça pode-se ler que “este espectáculo é dedicado a todos os que entram em pânico”. Pânico é um estudo dos efeitos da ansiedade que nos mantém acordados. É o demónio que quer provar o sabor do nosso sangue e que suga a nossa autoconfiança. Para os muitos que não conseguem viver no agora, isto é um problema verdadeiro e terrível. Somos atacados de todos os lados por um batalhão de problemas que nem sempre ficam sentadinhos à espera de ser resolvidos, mas que são capazes a qualquer instante de saltar da formatura e gritar até que lhes prestemos atenção, mesmo que isso arruíne aquilo que estamos no momento a fazer. Como uma criança hiperactiva: podemos gritar-lhes e querer que se vão embora, podemos levá-las a psiquiatras, afogá-las em drogas, mas elas hão-de sempre voltar de uma forma ou outra. Quantas vezes quando estamos a conversar com outra pessoa não preferimos ouvir uma conversa alheia em fundo? Às vezes, no entanto, o diálogo dentro da cabeça é mais verdadeiro do que o que se passa cá fora. Somos como icebergs vagueando lentamente pela vida e raramente, se é que alguma vez, mostramos e revelamos o que está submerso.

Vivemos todos sob a ameaça da bomba - cancro - carcinógeneos - doença - desemprego - impotência - pânico do pânico - pretos - brancos - polícias - multas de estacionamento - esquecer as nossas deixas - perder dinheiro - ganhar demasiado dinheiro - perder cabelo - engordar - ficar feio - não ter graça - ser tímido - ser tonto - aprender piano - pânico de falhar - de não causar boa impressão - pânico da força dos outros - pânico da fraqueza - pânico de ficar exposto - de não chegar a horas ao emprego - de não ter reforma - de morrer - guerra - aleijado num acidente de automóvel - de não entender a piada - pânico de correr riscos - de mergulhar de uma prancha - pânico obsessivo de aranhas - pânico de pessoas - festas - multidões - pessoas espertas - pânico de dizer o que se pensa - pânico das mulheres - pânico dos homens - pânico da ansiedade – Por isso este espectáculo é dedicado a todos os que entram em pânico.

A encenação da peça está a cargo de Pedro Penim, com a assistência de José Nunes e conta com a interpretação de: Gonçalo Fonseca, Luís Filipe Silva, Mónica Tavares, Rui Mendonça e Tânia Almeida.