IPVC | Multimédia | OTIC | ESCE - IPVC Internacional
Início| Noticias| 2008| 7ªs Conferências de Valença

Conferências de Valença

A Gestão da Qualidade no Aumento da Competitividade das Organizações em debate nas 7.ªs Conferências de Valença

Certame realiza-se na Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC

Inscrições já se encontram disponíveis

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC] vai ser palco da sétima edição das “Conferências de Valença”, já no próximo dia 28 de Maio.

A cerimónia de abertura, agendada para as 09h30, conta com as presenças de José Luís Serra, Presidente da Câmara Municipal de Valença, Rui Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e Florbela Correia, Presidente da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC.

O mote para estas Conferências será dado pelo I painel subordinado ao tema “Metodologias de Apoio na Melhoria de Desempenho das Organizações”, cujas palestras serão desdobradas nos sub-temas “A Implementação do LEAN na E.D.P.”, “Lean Six Sigma”, “As Vantagens da Qualidade no Processo Produtivo” e a “Melhoria Contínua dos Processos – aplicação prática”, tema que encerra o 1º painel. Este painel da manhã, contará com os oradores Simão Fougo (E.D.P.), Filipe Barbosa (Lean Consulting), Maria Begoña Estevez (ANTOLIN) e Sónia Neto (ATEC), respectivamente.

A parte da tarde está reservada ao II painel intitulado “A Qualidade como Ferramenta de Apoio à Gestão” e será protagonizada por Anabela Couteiro (INFOS), Cristóvão Bento (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), Manuel Nogueira (CICCOPN) e Vitor Casimiro da Costa (APCER). Os temas que estes oradores trarão para debate são os seguintes: “A Qualidade como Ferramenta de Gestão” , “A Qualidade como Factor Estratégico no Mercado de Construção Naval”, “A Qualidade no Ensino e Formação” e, por fim, “A Nova Norma da Qualidade - NP EN ISO 9001:2008”.

Recorde-se que a Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC, sedeada em Valença, ministra as Licenciaturas em “Informática de Gestão” e em “Distribuição e Logística”, aguardando agora aprovação da Licenciatura em “Contabilidade e Fiscalidade”, para iniciar funcionamento já no próximo ano lectivo 2008/09. Tem ainda como oferta formativa três Pós-Graduações, em “Banking”, em “Finanças” e em “Fiscalidade Ibérica”. Esta última, que acaba de ser lançada, constitui um curso inédito em Portugal e as candidaturas encontram-se a decorrer.

Segundo Florbela Correia, Presidente daquela Escola Superior do IPVC, "a ESCE, com uma localização privilegiada no centro da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza, está atenta às necessidades da região em que se enquadra e, por isso, a sua oferta formativa procura responder às necessidades das empresas, nacionais e transfronteiriças, ao nível de recursos humanos qualificados."

A completar o quadro da sua oferta formativa, surge ainda o Curso de Especialização Tecnológica [CET] em Contabilidade e Gestão, que irá abrir, também, no ano lectivo de 2008/2009.

Abordando a existência de toda esta oferta formativa, o Presidente do IPVC, Rui Teixeira, considerou que “o mérito do projecto de uma instituição de formação, em particular quando ela é pública ou encontra sustento no erário público, há-de medir-se sobretudo pela assertividade e qualidade do seu conteúdo visto na sua utilidade para o momento que vivemos, logo, pelo seu contributo efectivo para o desenvolvimento dos formandos e, através deles, da região e do país”. Neste sentido a “ESCE-IPVC continua a provar que sabe assumir, com humildade mas com firmeza, este papel enquanto entidade pública de formação”, referiu ainda o presidente do IPVC.