IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2010| Curso de Especialização em SIG Municipais

Curso Especialização SIG M

Curso de Especialização em Sistemas de Informação Geográfica Municipais

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) promove a partir do próximo dia 02 de Dezembro, até 19 de Agosto de 2011, em colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], um curso de Especialização em Sistemas de Informação Geográfica Municipais. As inscrições estão abertas até à próxima segunda-feira, dia 29 de Novembro.

Aprovado e co-financiado pelo Eixo 3 - Medida 3.4 do Programa Operacional Potencial Humano (POPH-QREN), o curso de pós-graduação em SIG Municipais é dirigido a técnicos superiores das autarquias do Alto Minho, com possibilidade de integração de técnicos provenientes de outros municípios.

Esta especialização irá decorrer nas instalações da ESA - Escola Superior Agrária do IPVC, em Refóios, Ponte de Lima, às quintas-feiras à tarde e sextas-feiras durante todo o dia, com uma duração de 567 horas lectivas.

O objectivo do curso é complementar um conjunto de formações de base na captura, sistematização e análise de dados e aplicações espaciais como suporte à decisão técnico-política e à disponibilização de produtos e serviços aos munícipes e quadro empresarial. Por outro lado, visa apoiar a implementação e a continuidade do projecto INFOGEO, que está a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho, no desenvolvimento de sistemas e geoportais municipais para a modernização administrativa e implementação de acções de governança digital nas autarquias.

No decurso desta acção serão abordados temas como a concepção e a gestão de projectos de informação geográfica; a edição e disseminação da informação geográfica na web; os SIG na gestão do território e património municipal; as políticas de desenvolvimento e gestão da informação geográfica; a governança digital e a informação geográfica; as infra-estruturas de dados espaciais (IDE), entre outros.

O curso de Pós-Graduação em SIG Municipais inicia-se com um seminário, a decorrer no dia 02 de Dezembro, na Villa Moraes, em Ponte de Lima, a partir das 14h30, com dois painéis temáticos sobre “A evolução da concepção e utilização dos SIG para os SIT e as IDE” e “O ensino de C&TIG: a concepção e o desenvolvimento da Pós-Graduação em SIG Municipais”.

Publicado em 24.11.2010

Untitled Document