IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2010| Concurso Gastronómico “Cogumelos no Mosteiro”

Cogumelos

Concurso Gastronómico “Cogumelos no Mosteiro”

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) realiza, no dia 23 de Julho, em Refóios do Lima, Ponte de Lima, o seu 15º concurso gastronómico, com o tema “Cogumelos no Mosteiro”.

Presentes na nossa alimentação ao longo de vários séculos, os cogumelos sempre foram sinónimo de grandes iguarias gastronómicas, mas envoltos em misticismos e medos relativamente ao seu consumo. Esta dualidade de conceitos tem acompanhado estes seres do Reino Fungi ao longo do tempo.

A região do Minho, especialmente o Alto Minho apresenta-se como uma montra de diversidade de espécies micológicas que se encontram nos mais variados habitats (carvalhais; soutos; prados e veigas agrícolas) algumas delas com um elevado valor gastronómico. Paralelamente a esta riqueza natural, a região apresenta boas condições climáticas para a produção de espécies saprófitas em ambiente controlado. Os bons níveis de humidade e a temperatura amena ao longo do ano, são factores que contribuem para diminuir os custos de produção e potenciar a região com novos produtores.

Por estes motivos e outros “ocultos” nos segredos do Mosteiro, o Jantar deste ano tem por tema " Os cogumelos no Mosteiro", onde a diversidade de pratos a concurso e a servir são verdadeiros manjares conventuais.

Colaboração: Pedro Capela (Míscaros à Mesa).

Publicado em 24 de Junho de 2010

Untitled Document