IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2010| Coloquio "Bem-estar Animal em Vacas Leiteiras"

Vaca Leiteira

Colóquio "Bem-estar Animal em Vacas Leiteiras"

No âmbito da realização da Feira Agrícola da Trofa 2010, o docente da ESA-IPVC, Joaquim Lima Cerqueira foi convidado a participar no colóquio: Bem-estar Animal em Vacas Leiteiras, onde vai proferir uma comunicação intitulada: “Instalações e técnicas de maneio com influência no bem-estar em vacas leiteiras”, no auditório do recinto da feira no próximo dia 5 de Março de 2010 pelas 15:30 horas.

Nos últimos anos tem-se verificado um grande interesse pelo bem-estar animal nas explorações de bovinos de leite, que passa pela necessidade de legislação específica para o sector, envolvendo tanto quanto possível os produtores, visto que a sociedade civil tem demonstrado uma grande sensibilidade por esta temática.
Na zona Norte de Portugal, a região de Entre Douro e Minho destaca-se como a região com maior importância ao nível da produção de leite em Portugal. Esta região contribui com cerca de 28% das explorações de leite nacionais, correspondendo aproximadamente a 32% do efectivo bovino leiteiro e a 35% da produção do leite nacional. A produtividade média da vaca leiteira é de 8.700 kg de leite aos 305 dias de lactação.
A grande intensificação da produção de leite tem sido acompanhada por fortes preocupações de bem-estar animal e ambientais na maioria dos países desenvolvidos. Também na maioria das explorações de leite de Entre Douro e Minho, os sistemas de produção estão associados a elevados índices de estabulação, com encabeçamentos médios na ordem de 5 CN/ha, e preocupantes impactos ao nível das condições de bem-estar dos animais e ambientais que importa equacionar.
O conforto da vaca leiteira revela-se extremamente importante para o aumento de produção, pois um ambiente deficitário, em termos de bem-estar, afecta negativamente o consumo de matéria seca, a saúde do úbere, das extremidades podais e a fertilidade com repercussões negativas na longevidade dos animais. Assim identificaram-se como principais factores de risco para o bem-estar as instalações dos animais, nomeadamente o piso, cubículos, tipo de material utilizado nas camas, ventilação e iluminação. Também não deverão ser descurados o maneio alimentar, incluindo as condições de abeberamento, a ordenha e a origem genética dos animais.

Untitled Document