IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2006| Instrumentos de Gestão Territorial

Mão

Seminário: As visões de concepção, desenvolvimento, gestão e aplicação dos Instrumentos de Gestão Territorial
Apresentação

A realizar no dia 22 de Novembro no Auditório da Escola superior Agrária de Ponte de Lima (ESAPL), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com início às 09:15h.

A evolução histórica e recente dos modelos, das políticas e das práticas de desenvolvimento enquadra as actividades humanas sobre o meio natural, contribuindo para a definição, quanto à estrutura e funcionamento, dos sistemas territoriais. Estas dinâmicas indicam o desenvolvimento de referenciais de acção por parte da formação do conhecimento científico e da organização sócio-política transcrito em quadros legais e normativos com aplicação sobre o trabalho técnico de planeamento, ordenamento e gestão de espaços e actividades. Em última análise, as comunidades humanas e os indivíduos, no âmbito da respectiva capacidade de decisão e acção, são os elementos centrais que operam sobre o território, e neste sentido, a componente critica sobre a organização e as dinâmicas às diversas escalas espaciais e temporais.

Este seminário dirigido a alunos do ensino superior e técnicos pretende:

i) apresentar, discutir e avaliar a evolução do quadro conceptual para o desenvolvimento e ordenamento do território relativamente à condução e concretização dos processos de planeamento previstos nos Instrumentos de Gestão Territorial (IGT);

ii) expor as realidades da aplicação e gestão dos IGT por parte da administração regional e os processos de decisão sobre as práticas e usos do solo das diversas entidades à escala local.

Estes temas e abordagens pretende integrar a diversidade de visões sobre os processos de planeamento e ordenamento do território implícitas às experiências e representações próprias de um grupo de investigadores, decisores, técnicos e utilizadores do solo. Estas análises pretendem concretizar-se como elementos pedagógicos mas também, contribuintes para a clarificação dos (des) ajustamentos entre as objectivos e os resultados finais destes processos.

Untitled Document