IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2018| ESA vence Novo Verde Packaging Universities Award

ESA do IPVC vence desafio Novo Verde Packaging Universities Award

A candidatura “CAFE - Consciência Ambiental para o Fim das Embalagens”, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), foi a grande vencedora da Região Norte do desafio Novo Verde Packaging Universities Award.
O grupo de trabalho inclui 5 alunos que integram o Conselho Eco escola e com ligação a Organizações estudantis, designadamente ECOESA e Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária e IAAS - Associação Internacional de Estudantes de Agricultura. Este grupo de trabalho criado para a candidatura ao Novo Verde é coordenado pela Doutora Ana Cristina Rodrigues, Professora Adjunta da ESA-IPVC.
O projeto contempla diversas ações de sensibilização por toda a comunidade, assim como um ciclo de conversas com CAFÉ; sessão sobre o tema “Os 3 R’s dos Resíduos”, “Economia Circular”, entre outros.
Destaque para diversos workshops como por exemplo, “Dos resíduos se faz música” onde se irão reutilizar vários resíduos transformando-os em instrumentos musicais.
Ainda no âmbito desta candidatura será feita uma investigação com o intuito de se encontrarem soluções alternativas para substituir a cobertura de plástico anti-ervas: realização de estudos de I&DT para o desenvolvimento de tela orgânica/biodegradável para cobertura de solo (estufa) através da valorização de resíduos.
Referência ainda para a exposição “Conhecer as Embalagens do futuro: Exposições de trabalhos sobre tendências e inovação nas embalagens.

IPVC alcança 2º lugar a nível nacional no Ranking Internacional GreenMetric

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo ficou em segundo lugar a nível nacional no Ranking Internacional GreenMetric. O IPVC surge atrás da Universidade do Minho e à frente da Universidade de Aveiro.
O Ranking GreenMetric World University é uma plataforma de classificação universitária criada pela Universidade da Indonésia em 2010. Este ranking tem como objetivo avaliar e classificar as universidades em todo o mundo de acordo com suas condições atuais e políticas relacionadas com o chamado campus verde e atividades de sustentabilidade.
Embora seja novo, o número de instituições participantes está a aumentar anualmente.
A GreenMetric visa despertar a conscientização global sobre questões ambientais e sustentabilidade e avalia as universidades em cinco categorias: infraestruturas, energia e alterações climáticas, resíduos, recursos hídricos, transporte e educação.

Fonte: Rádio Alto Minho, em https://radioaltominho.pt/noticias/escola-superior-agraria-ve-desafio-novo-verde-packaging-universities-award/

Publicado em 28 de dezembro de 2018

Untitled Document