IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2017| Aluna da ESA-IPVC ganha prémio nacional

Aluna do Mestrado em Agricultura Biológica da ESA-IPVC ganha prémio nacional

Eva Margarida Fernandes Garcia, aluna do Mestrado em Agricultura Biológica da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, foi vencedora do prémio Branquinho de Oliveira 2017, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Fitopatologia (SPF), com a Dissertação intitulada: “Variabilidade genética e fenotípica de Pseudomonas syringae pv. actinidiae, agente causal do cancro da actinídea, na região de Entre Douro e Minho”.
A SPF estabelece um concurso nacional destinado a distinguir o melhor trabalho final de Mestrado na área de Fitopatologia, com o fim de incentivar o interesse dos jovens pela investigação, atribuindo um prémio no valor de 1000 Euros, sendo oferecida também a inscrição e 1ª quota da SPF, assim como um Diploma da Sociedade.
O anúncio e atribuição do prémio 2017 a Eva Garcia, considerou entre outros aspetos a originalidade do tema, a fundamentação científica e a relevância do contributo para a área da Fitopatologia, e teve lugar no âmbito do 8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Fitopatologia, que decorreu nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, na Escola Superior Agrária de Santarém (http://pdp2017.webnode.pt/).
A dissertação vencedora teve orientação da Professora Doutora Maria Luísa Moura da ESA/IPVC e co-orientação de Doutor Pedro Mansilla, da Estación Fitopatolóxica do Areeiro (EFA), Pontevedra. O trabalho enquadrou-se na investigação sobre a mais devastadora doença da actinídea em todo o mundo, que tem vindo a ser realizada nas duas instituições, no âmbito de protocolos de colaboração internacionais e no Programa ERASMUS, de que a aluna beneficiou.

Parabéns Eva!

Publicado em 07 de novembro de 2017