IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2015| 5as Jornadas Ciências Eng. Ambiente

5as Jornadas em Ciências e Engenharia do Ambiente
Enquadramento e objetivos

A promoção da conservação dos recursos naturais e funções ambientais no quadro dos novos paradigmas e modelos de desenvolvimento sustentável confronta-se com os interesses económicos dominantes da organização da sociedade. A oferta formativa na área do Ambiente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) pretende formar técnicos com competências para a análise das relações complexas entre as componentes naturais e humanas dos sistemas socio-ecológicos, para o planeamento territorial, o desenvolvimento e a operação de tecnologias ambientais visando a proteção da qualidade do ambiente e da vida.
As 5as Jornadas em Ciências e Engenharia do Ambiente, promovidas pela Comissão de Curso, pretendem apresentar e discutir temas atuais que incidem sobre as principais áreas de competência do curso, com destaque em 2015 para a comemoração do Ano Internacional dos Solos, respondendo aos interesses e às expectativas dos alunos de licenciatura e dos restantes membros da Academia, visando a participação dos docentes, investigadores e técnicos do IPVC, profissionais e entidades do setor. Simultaneamente este encontro visa o inter-conhecimento, o debate e a formulação de iniciativas conjuntas entre estes interlocutores.
As Jornadas incluem sessões técnico-científicas organizadas em painéis temáticos: Avaliação e Gestão Ambiental, Inovação em Eco-tecnologias Ambientais, Proteção do Solo, Monitorização do Uso do Solo contribuintes para o conhecimento e desafios de gestão do recurso natural solo.
Neste evento técnico-científico visa-se ainda distinguir o mérito académico e profissional de ex-alunos (alumni) e reconhecer o apoio e a colaboração de entidades públicas e privadas parceiras da ESA-IPVC nas áreas das ciências e tecnologias do ambiente em projetos de ensino ou de I&D+i através da entrega de prémios e de intervenções/testemunhos individuais e institucionais.

Untitled Document