IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2014| Workshop de Compotas na ESA-IPVC

Workshop de Compotas na Cozinha dos Frades da ESA-IPVC

No passado, as compotas eram usadas para conservar frutas e vegetais produzidos na terra, que abundavam na Primavera e Verão, mas escasseavam no Outono e Inverno.
Primeiro com mel, mais tarde com açúcar de cana, foi-se desenvolvendo e vulgarizando esta técnica de conserva.
Quando os portugueses introduziram a cana sacarina na Madeira chamavam-lhe uma espécie de bambu que produz mel sem intervenção das abelhas. Até então o açúcar era muito caro e reservado a fins medicinais, mas rapidamente passou a ser um ingrediente central na preparação de compotas e doces, tão presentes na nossa doçaria conventual.
Embora o processo mantenha grande parte da simplicidade tradicional há muito que saber e aprender. Saber que cuidados ter para aumentar a capacidade de conservação das compotas e saber escolher o método de confeção mais adequado a cada tipo de fruta ou legume.
No dia 21 de junho, sábado, das 14h30 às 18h00, venha aprender a determinar o ponto ideal de cada compota, com uma formadora que dedica a sua vida profissional a esta atividade, enquanto disfruta do ambiente sereno e cheio de história, na Cozinha dos Frades do Mosteiro de Refóios do Lima, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Publicado em 04/06/2014

Untitled Document