IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
*
Início| Notícias| 2012| Geraz com Querença
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 
 

Geraz com Querença

EQUIPA DE MISSÃO DE “GERAZ COM QUERENÇA”: UMA APOSTA EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


No dia 7 de setembro, pelas 14h30, decorrerá na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC] em Refóios do Lima, uma sessão pública que marca o arranque oficial do projeto “Geraz com Querença”.

O Projeto “Geraz com Querença” é uma iniciativa inovadora que visa dinamizar territórios rurais (freguesias de Deão, Moreira, Santa Maria e Santa Leocádia de Geraz do Lima), por intermédio da utilização de vários instrumentos de intervenção territorial e comunitária, que tem como objetivo fundamental valorizar economicamente os ativos endógenos desses territórios e contribuir para uma afirmação positiva da identidade cultural local e da qualidade de vida em espaços rurais, potenciando o arranque de um novo processo de desenvolvimento virtuoso e sustentável em áreas rurais.

Um dos objetivos é a integração numa Rede Nacional de Territórios com Querença, coordenada pelo Professor Doutor António Covas (Universidade do Algarve).

A ideia básica consiste na importação de capital humano qualificado para os territórios em causa, por via da formação de uma Equipa de Missão, com a incumbência de realizar tarefas individuais e coletivas, articuladas e direcionadas à revitalização económica e social desses territórios.

A Equipa de Missão constituída por nove jovens recém-licenciados ou mestres, de diferentes áreas de formação, será instalada nas Terras de Geraz na próxima semana com vista a desenvolver iniciativas que se pretendem inovadoras e viáveis do ponto de vista económico, social e ambiental, em torno dos recursos naturais, culturais e paisagísticos.

O espaço de desenvolvimento do projeto, um antigo concelho (Concelho das Terras de Geraz), que têm uma identidade histórica comum e que, em conjunto, constituem uma unidade territorial com coerência ecológica e paisagística e com um património histórico e cultural notável. Este território, para além do desemprego e emigração crescentes, enfrenta um processo de abandono agrícola e florestal acentuado, para o qual é necessário encontrar alternativas.

Lançamento do projeto «Geraz com Querença»

14h30

Rui Teixeira
Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Jorge Agostinho
Diretor da Escola Superior Agrária

Luis Nobre
Vereador da Câmara Municipal de Vianda do Castelo

Carlos Torres
Presidente da COOPDES

Joaquim Reis | José Carlos dos Santos
Coordenadores Científicos do Projeto

Verde de Honra


INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Coordenação Científica do Projeto
Professor Doutor José Carlos dos Santos [Docente ESA-IPVC]

Coordenação Executiva do Projeto
Eng.º Bruno Leitão [Docente ESA-IPVC] 


 

 
Menu Secundário
*  
 
Untitled Document
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.