IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2011| Workshop Bioemprende

Workshop Bioemprende

Biotecnologia e suas aplicações na Saúde e Produção Animal

O estudo das populações e do seu património genético, nomeadamente recorrendo às técnicas de Genética Molecular, é, hoje, área fundamental de estudo no domínio da Produção Animal e, mais particularmente, nas raças autóctones. Estas técnicas, com a utilização de novas metodologias, como a PCR e a identificação dos microsatélites, com as suas propriedades de elevado polimorfismo, a sua natureza codominante, fácil detecção e localização generalizada ao longo do genoma, revolucionaram e inovaram os conceitos presentes, permitindo que, apesar de se prever afastados os limites possíveis de selecção, uma análise ajustada e razoável de toda a situação seja, desde já, possível.

Além disso, o estudo da diversidade no Melhoramento Animal, identificando questões como estrutura, relacionamento, classificação ou discriminação de indivíduos, populações ou raças, com potencial aplicação em distintas áreas como a análise da estrutura populacional, a sua História, evolução e caracterização, o controlo de parentesco e sobretudo a avaliação, conservação e uso efectivo dos Recursos Genéticos, é, hoje, realizado com o auxílio dos marcadores genéticos. A aplicação de marcadores genéticos moleculares revela-se ainda de grande importância ao nível do diagnóstico de doenças e de anomalias genéticas.

Numa outra linha de aplicação, a produção de vacinas utilizando a tecnologia do DNA recombinante constitui uma alternativa às vacinas tradicionais e já existem algumas a ser comercializadas e outras tantas testadas. Ainda nessa linha, o desenvolvimento de métodos de diagnóstico molecular permite detectar doenças em estágios pré-clínicos, facto extremamente importante na medicina veterinária.

Publicado em 19.05.2011

Untitled Document