IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2011| Os SIG na gestão de recursos naturais em debate

Joaquim Alonso

OS SIG NA GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS EM DEBATE

Joaquim Mamede Alonso, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e coordenador de diversos projectos nacionais e europeus da área dos Sistemas de Informação Geográfica [SIG] é o orador convidado para apresentar o tema “Os Sistemas de Informação Geográfica na gestão de recursos naturais: potencialidades e aplicações”, num Seminário que se realiza no próximo dia 31 de Janeiro, às 18 horas, no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros da Região Norte.

“O domínio e a utilização das tecnologias de informação geográfica constitui, cada vez mais, um aspecto fundamental para a evolução profissional em actividades de Engenharia do Ambiente”, sublinha Joaquim Alonso a propósito do tema em debate.

“Esta temática será abordada com apresentação de casos de estudo de aplicação destas ferramentas e quatro contextos, como a gestão de recursos hídricos; a conservação da natureza e biodiversidade; a identificação de riscos ambientais e, por fim, o ordenamento do território”, explica Joaquim Alonso aprofundando o teor da sua intervenção.

A iniciativa realiza-se no âmbito do Ciclo de Seminários “Ambiente na Ordem – 11 meses, 11 temas”, enquadrado no Programa de actividades do Conselho Regional Norte do Colégio de Engenharia do Ambiente (CRNCEA) para 2011, que pretende promover a partilha de conhecimentos e experiências sobre temáticas relevantes para o exercício profissional no âmbito da Engenheira do Ambiente e dos interfaces com outras especialidades.

O modelo destes seminários centrar-se-á tipicamente na palestra de um orador convidado, seguido de um período de debate.

Publicado em 27.01.2011

Untitled Document