IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
*
Início| Notícias| 2009| Os media e o vinho – endeusar ou destruir
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 
 

Logotipo PGMKTV

Os media e o vinho – endeusar ou destruir em debate na ESA-IPVC

Seminário conta com as presenças de renomados jornalistas como oradores, especialistas na área dos vinhos

É no âmbito do ciclo de Seminários em Marketing de Vinhos, que está a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC] (sedeada em Ponte de Lima), promovido pela Pós-Graduação em Marketing de Vinhos, que estarão presentes, no próximo dia 07 de Janeiro, às 15h00, no Auditório Prof. Eugénio Castro Caldas, os jornalistas João Paulo Martins, Luís Ramos Lopes, Maria João Almeida e Rui Falcão, reputados especialistas nacionais no sector dos vinhos, para abordar o tema: “Os media e o vinho – endeusar ou destruir”.

No Seminário, desenvolvido num contexto inovador e informal, os quatro jornalistas, em colaboração com Anselmo Mendes, abordarão o papel dos meios de comunicação social na construção (ou desconstrução), dos vinhos.

Particular interesse será prestado à interacção mediática que cada vez mais se estabelece no âmbito das designadas redes sociais. Este Seminário será iniciado com a entrega de prémios aos melhores alunos da I Edição, contando com a presença de todos os representantes das instituições parceiras deste projecto formativo: ViniPortugal; Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes; IDARN; Vercoope; Revista de Vinhos; Enovitis, e Fenadegas. Às 17h30 será oferecido um Verde de Honra a todos os convidados.

João Paulo Martins é o autor do livro “Tudo sobre o Vinho do Porto”, bem como da prestigiada publicação “Vinhos de Portugal”, que conta já com a sua 16ª edição, sendo o guia de vinhos mais lido em Portugal. JPM é licenciado em História pela Universidade de Lisboa e colabora em várias revistas nacionais, nomeadamente, a Revista de Vinhos, a Máxima e a Focus. Participa, a nível nacional e internacional, em diversos concursos de vinhos, como especialista convidado.

Luís Ramos Lopes é o Director da Revista de Vinhos, onde assina o seu editorial, e um dos mais prestigiados jornalistas de vinhos em Portugal. No âmbito da Revista de Vinhos, estabeleceu recentemente um acordo comercial e editorial com o jornal Público, para a elaboração conjunta do suplemento Fugas.

Maria João Almeida é jornalista de vinhos há quase 15 anos, tendo sido a primeira mulher em Portugal a especializar-se neste sector. Colabora com o semanário Expresso e com publicações especializadas, como é o caso da “Revista de Vinhos”. É igualmente autora do canal de televisão on-line “Vinho.tv”. Como escritora, publicou vários livros, nomeadamente, “Memórias do Vinho” e, mais recentemente, “112 Conselhos para Perceber de Vinho”.

Nascido em 1965, Rui Falcão licenciou-se em Engenharia Informática. Todavia, é actualmente jornalista profissional no sector dos vinhos. Colabora na revista Blue Wine, onde é redactor e membro do painel de provas. Assina uma coluna semanal de opinião no Jornal de Economia. É membro permanente da comissão Fine Wines Board, da ViniPortugal e da Federation Internationale des Journalistes du Vin. Rui Falcão publica o “Guia de Vinhos” e é o responsável pelo prestigiado blog “Vinhos que contam histórias”.

As inscrições para este e/ou outros temas dos diferentes Seminários a realizar encontram-se disponíveis para profissionais da área e/ou interessados em geral.

Excepcionalmente para este Seminário não haverá lugar ao pagamento de inscrição, embora os interessados devam manifestar o seu interesse em participar, utilizando o mesmo contacto disponível para a inscrições: e-mail - markvinhos@esa.ipvc.pt.

O próximo Seminário acontece logo no dia 08 de Janeiro, com Martim Guedes, da Aveleda, cujo tema a debater será “A Estratégia de internacionalização da Aveleda”.

 
Menu Secundário
*  
*  
*  
*  
 
Untitled Document
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.