Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
GUSIS

Colaborações de renome da área da Saúde na Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde e de Instituições Sociais (GUSIS) do IPVC

Personalidades de referência nacional na saúde irão ministrar as diversas unidades curriculares da Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde e de Instituições Sociais [GUSIS], da Escola Superior de Enfermagem [ESEnf] - Viana do Castelo - e do Departamento de Economia da Escola Superior Agrária [ESA] - Ponte de Lima -, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC].

Ana Escoval e Lopes dos Reis, ambos da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa [ENSP - UNL], Correia Jesuíno, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa [ISCTE], Elvira Lima, da Universidade do Minho [UM], Castanheira, do Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde [IGIF], entre outros a designar, integram esta Pós-Graduação, que se inicia já em Janeiro de 2007.

Para Mara Rocha, Vice-Presidente da ESEnf-IPVC e membro da Comissão desta Pós-Graduação, "é uma honra e um enorme orgulho para a nossa instituição reunir, ao nível das colaborações externas, este conceituado Corpo Docente, que se manifestou tão solícito ao convite endereçado, e disponível para colaborar nesta primeira edição da Pós-Graduação que lançamos este ano lectivo".

Segundo Carminda Morais, membro da Comissão desta Pós-Graduação e Docente da ESEnf-IPVC, esta Pós-Graduação poderá também contar com a colaboração de diversos docentes da Escola de Enfermagem e do Departamento de Economia da Escola Agrária, que, em colaboração com a Escola de Tecnologia e Gestão, leccionarão algumas unidades curriculares do Curso. "Endereçamos convites para a colaboração neste Curso a alguns Docentes, cujo perfil académico e científico enriquecerá esta Pós-Graduação, entre eles, Clara Araújo, Carminda Morais, José Carlos Santos, Lígia Sousa, Nino Fonseca, Mara Rocha, Maria José Fonseca, Fernando Nunes e Teresa Madureira", referiu.

"Com este curso pretende-se proporcionar, no contexto social e político actual, uma formação complementar em gestão" o que se reflectirá também na "contribuição para o desenvolvimento de competências promotoras de uma gestão eficaz das unidades de saúde e de instituições de apoio social", comentou Fernando Nunes, membro da Comissão desta Pós-Graduação e Docente da ESA-IPVC. Por outro lado, constitui também fulcral objectivo "facultar o conhecimento e o domínio de instrumentos indispensáveis à gestão de serviços", adiantou ainda.

Por sua vez, Teresa Madureira, Docente da ESA-IPVC e membro daquela Comissão, salientou que "para esta Pós-Graduação foram estruturadas unidades curriculares a incidir em áreas fulcrais, da actualidade, para a gestão em saúde, tais como, Economia da Saúde, Gestão dos Sistemas de Informação, Gestão dos Recursos Humanos, Marketing de Serviços, Gestão da Qualidade em Unidades de Saúde, Logística em Unidades Prestadoras de Cuidados, entre outras, e que contribuirão para um desempenho mais assertivo nesta área, primando por uma actuação de qualidade".

A Pós-Graduação GUSIS destina-se prioritariamente a Técnicos Superiores de Saúde e a Técnicos de outras áreas que pretendam aprofundar os seus conhecimentos no domínio genérico da gestão em saúde. "No entanto, podem candidatar-se todos os cidadãos detentores de uma Licenciatura, com particular interesse nas áreas da Saúde e dos Serviços Sociais", revelou Fernando Nunes.

Questionada sobre o funcionamento do curso, Carminda Morais avançou que "será ministrada ao longo do ano de 2007, em dois períodos distintos, mas complementares: de Janeiro a Junho e de Outubro a Dezembro."

As candidaturas encontram-se a decorrer até ao dia 17 de Novembro. "O curso será leccionado em horário pós-laboral (sexta-feira, a partir das 17 horas, e sábado de manhã, ou todo o dia), decorrendo as aulas em Viana do Castelo e Ponte de Lima", concluiu Teresa Madureira.

*