Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Netstart
Projecto Netstart: “Percurso de Aprendizagem” muda conceito da formação profissional

A característica inovadora do projecto Netstart, desenvolvido por diversas entidades de Viana do Castelo, tem vindo a despertar o interesse nacional e internacional, com participações em diversas conferências para a apresentação do modelo proposto para a formação profissional. Assim, representantes do projecto encontram-se hoje e amanhã a participar na Conferência e-Learning Lisboa 2007.

Pode-se falar numa autêntica “revolução” ao nível da formação profissional, referiu a propósito do projecto desenvolvido durante dois anos e meio, e que entrou agora numa fase final, Diogo Moreira, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC]. Tudo porque o projecto criou uma plataforma designada “Percurso de Aprendizagem” que se tornou uma nova forma de ver a formação profissional, em que são as próprias pessoas e empresas a avaliar as suas necessidades de formação definindo assim elas próprias o seu percurso de aprendizagem.

“Deixa assim de haver uma formação global para um grupo de indivíduos e sim formação personalizada que atende às necessidades e dificuldades de cada indivíduo, diz Diogo Moreira, que não tem dúvidas em classificar “o projecto de bastante inovador, visto que esta era uma ideia que se vinha a estudar intensamente a nível internacional, mas que ninguém tinha até agora conseguido concretizá-la na prática”.

Desta forma foi criada uma plataforma on-line de diagnóstico, único a nível mundial, nos quais os interessados consultam o perfil de uma determinada profissão e detectam quais as acções de formação que devem frequentar. “Um profissional pode necessitar de uma formação em inglês inicial e um outro pode já só sentir necessidade de efectuar uma formação em inglês avançado, por exemplo. Ou seja, cada indivíduo tem as suas próprias competências profissionais para alcançar, definindo ela própria o seu “Percurso de Aprendizagem”.

O projecto tem vindo a criar um grande impacto a nível nacional e internacional. A título de exemplo, um artigo científico sobre o “Percurso de Aprendizagem”, disponível on-line numa área da Direcção Geral da Sociedade de Informação da União Europeia, é o que regista maior número de visitas, com mais de 23 mil consultas.

Também, recentemente, a equipa do projecto, participou numa conferência internacional, organizado por um consórcio de universidades e empresas, tendo na altura a British Telecom, empresa que tem mais de 105 mil funcionários, ficado surpreendida com a ideia do “Percurso de Aprendizagem”, que ia, exactamente, de encontro ao modelo que estavam a tentar idealizar mas que não tinham conseguido implementar.

O “Percurso de Aprendizagem” é o resultado visível do projecto Netsart, desenvolvido, em Viana do Castelo, no âmbito do programa europeu Equal - que envolveu diversos parceiros como a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Exertus, o IPVC e as empresas piloto Tintex e Omni - teve um orçamento de 750 mil euros, tendo estado envolvidos 50 técnicos de distintas áreas, das diversas entidades participantes.

Além da ferramenta que é o “Percurso de Aprendizagem”, o projecto Netstart desenvolveu outras acções, em que se envolveram, por exemplo, técnicos de espaços Internet das Câmaras Municipais, tais como formações em e-learning. Da mesma forma foi desenvolvido um manual de suporte ao “Percurso de Aprendizagem” que explica como funciona a plataforma de e-learning e diagnóstico e um guia de iniciação à informática para ajudar as pessoas, que não sabem utilizar computadores, a ganharem as capacidades mínimas para realizarem a formação do “Percurso de Aprendizagem”.

*  
*