Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
IPVC e CIM Formam recursos

Unidades de capacitação vão formar recursos das autarquias e do IPVC

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] tem desenvolvido, nos últimos anos, com vários parceiros da região, projectos de implementação de infra-estruturas e serviços nas áreas de sistemas de informação, telecomunicações e redes de computadores. Este facto levou a que agora a CIM - Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima - apresentasse uma candidatura que visa, essencialmente, a formação de recursos humanos, por parte do IPVC, para fazer face às novas necessidades sentidas. “O investimento é superior a 900 mil euros e prevê a criação de três unidades de capacitação”, revelou o Vice-Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.

A operação denominada “Capacitar para Formar” assenta no compromisso do IPVC em reforçar qualitativamente as formações que disponibiliza nas áreas curriculares das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Para a consecução do compromisso acima referido pretende-se “reforçar os equipamentos disponíveis com a implantação de três unidades de capacitação orientadas paras as áreas de telecomunicações, redes de computadores e sistemas de informação”, salientou o responsável.

“Capacitar o IPVC e os seus parceiros sociais (Comunidades e Municípios), para o exercício de funções fundamentais em matérias de estudo, investigação e formação nas áreas em questão, é um dos grandes objectivos”, referiu, ainda, Carlos Rodrigues.

Por outro lado, a operação permite responder a um conjunto de objectivos do IPVC não só do ponto de vista institucional, mas também numa perspectiva metodológica baseada nas novas tecnologias e numa aprendizagem baseada em conceitos experimentais e práticos.

Dotando o IPVC com um conjunto de meios técnicos e humanos, será criado “um ambiente propício para a cooperação inter-institucional, permitindo que as competências geradas fiquem na região e possam ser aplicadas”, destacou o Vice-Presidente do IPVC. Simultaneamente esta operação contribuirá para a melhoria na comunicação entre os municípios e os activos tecnológicos, através, por exemplo, das redes comunitárias.

Esta operação, que estará concluída em 2012, resulta do Contrato de Delegação de Competências com Subvenção Global celebrado entre a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 (ON.2) e a CIM Alto Minho, visa o financiamento de candidaturas através do Regulamento Específico ”Promoção e Capacitação Institucional”, integrado no Eixo Prioritário V “Governação e Capacitação Institucional” do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013.

O custo total é de 924.051,12 euros sendo que 646.835,78 euros serão comparticipados pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Publicado em 08 de Julho de 2010

*