Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Feira do Ambiente e Energias

Arranca hoje a 1ª Feira do Ambiente e Energias

>>> Os visitantes terão um espaço dedicado à mobilidade sustentável, onde poderão conhecer e experimentar alguns dos veículos mais "amigos do ambiente"

De 10 a 12 de fevereiro, Ponte de Lima acolhe a primeira edição da Feira do Ambiente e Energias, um evento dinamizado através de uma parceria estabelecida entre o Município de Ponte de Lima, a Ancoraeventos, a Associação Empresarial e a Área Alto Minho, a decorrer na Expolima. O certame contará com a participação de empresas e fabricantes da região e de todo o país que apostam em opções energeticamente mais eficientes, nomeadamente na construção civil, iluminação, climatização, produção de energia renovável e gestão de energia.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] estará presente neste certame, sendo representado pelo curso de Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis, ministrado na Escola Superior de Tecnoclogia e Gestão [ESTG-IPVC]. Para além de obter mais informações acerca da vasta oferta formativa existente neste Politécnico (Mestrados, Licenciaturas e CET), os visitantes que passarem pelo stand do IPVC poderão, também, conhecer alguns dos trabalhos realizados no âmbito da licenciatura de Energias Renováveis, tendo como foco de estudo a aplicabilidade das energias renováveis.

Nesta edição da 1ª Feira do Ambiente e Energias, dois projetos realizados por alunos da ESTG-IPVC estarão expostos e ao alcance das mãos dos visitantes: um automóvel e um candeeiro, ambos alimentados através de painéis solares. Júlio Pires, docente da ESTG-IPVC, lembra da importância de se apostar nas energias renováveis, não apenas solar, como também a energia eólica, preferencialmente na junção das duas, sempre que exista essa possibilidade. “Embora só tenhamos neste momento exemplos à base de energia solar para apresentar aos visitantes desta feira, a energia eólica é sempre uma boa aposta. As duas, complementam-se uma à outra”, conclui o docente.

A abertura oficial do evento decorre hoje, pelas 17 horas. No sábado, o ponto alto ficará por conta dos Be-dom, um grupo de percurssão alternativa com um espetáculo misto de ritmo, teatro e humor, onde são utilizados instrumentos pouco convencionais, como bidões, latas, garrafas, eletrodoméstico, etc. O grupo de origem portuguesa já conta no seu currículo com atuações nos principais festivais europeus.

O público presente poderá contar, ainda, com ateliês, demonstrações de equipamentos ambientalmente sustentáveis. Para saber mais, consulte já o Programa Completo.

Publicado 10.02.2012

*  
*  
*