Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Nuno Brito

UNIVERSIDADE DE TWENTE PROMOVE FÓRUM COM CARIZ EMPREENDEDOR

>>> Poliempreende será um dos temas debatidos no certame. Nuno Brito, Vice-Presidente do Politécnico de Viana do Castelo, é um dos nomes já convidados para a edição deste ano, na Holanda

Nos próximos dias 21 e 22 de Novembro, Twente receberá investigadores, empresários e empreendedores, vindos de diversas partes do mundo, com o propósito de fomentar o empreendedorismo no universo académico. O European University – Business Thematic Forum reunirá grandes nomes da actualidade em torno do debate “Innovating together: partnerships for an entrepreneurial Europe”, tema central do certame, que decorrerá na Universidade de Twente, na Holanda. Nuno Vieira e Brito, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], é um dos nomes convidados para a edição do Fórum deste ano.

Pelo quarto ano consecutivo, o Fórum europeu que decorrerá, este ano, em Twente, será organizado no sentido de promover uma ligação mais próxima entre empresas e universidades. O evento será composto por diversos fóruns temáticos, alguns dos quais organizados em parceria com outras instituições. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia, onde a Direcção Geral de Educação e Cultura, ligada ao Ensino Superior, promoverá o debate.

Nuno Brito, Vice-Presidente do IPVC apresentará o Poliempreende, um concurso genuinamente português, que visa, fundamentalmente, a criação de empresas sustentáveis, sendo um projecto que tem em sua génese a criação de competências transversais do empreendedorismo no Ensino Superior. “O Poliempreende tem como premissas fomentar uma cultura empreendedora nos diferentes actores académicos e promover a qualificação da futura classe empresarial, dentro das instituições do ensino politécnico. O IPVC tem buscado, neste âmbito, promover seriamente a interdisciplinaridade, envolvendo alunos e professores na criação de projectos de sucesso a partir do zero”, explica Nuno Brito, também co-autor do livro ‘Empreendedorismo e Motivações Empresariais no Ensino Superior’, já considerado um “manual de educação do empreendedorismo”, no âmbito do Ensino Superior de cariz politécnico.

Tendo como base o conceito do "triângulo do conhecimento", o European University – Business Thematic Forum pretende ligar três vértices: a educação, a investigação e o empreendedorismo. A ideia principal é realçar a necessidade de que haja uma cooperação clara entre instituições de ensino e empresas, no que concerne ao desenvolvimento de competências nos alunos.

Publicado 19.10.2011

*