Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Hospital de Santo António
A Arte e a História do Hospital de Santo António em monografia editada por antiga aluna do IPVC

Lídia Guedes, da Licenciatura de Design do Produto, elaborou o estudo a partir de um trabalho da disciplina de História da Arte e Cultura, do 3º ano do curso

John Carr, arquitecto inglês da cidade de York, é o autor do traçado do projecto do hospital recebido no Porto em 1769 que dá o mote a esta monografia de Lídia Guedes, antiga aluna do curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC].

Lídia concluiu o seu curso em 2006 e acaba de editar esta monografia com cerca de 120 páginas, que contém ilustrações não só do Arquivo do Hospital, mas também da sua autoria, enquanto autora e Designer desta obra. Numa breve incursão por esta sua obra, intitulada "Hospital de Santo António: a Arte e a História", é possível conhecer pinturas do séc. XVIII oferecidas àquela instituição, louças dos séc. XIX e XX, pormenores arquitectónicos do edifício, plantas da evolução de construção do Hospital, galerias subterrâneas, entre muitas outras descrições de interesse sobre a arquitectura do edifício, de importante valor patrimonial.

A partir de um trabalho que tinha desenvolvido no âmbito da disciplina de História da Arte e da Cultura III, 3º ano da Licenciatura de Design do Produto, Lídia Guedes explica como tudo surgiu para resultar nesta obra final: "Quando dei início ao estágio curricular no Hospital Geral de Santo António, no âmbito da minha Licenciatura, dei a conhecer à minha orientadora de estágio, Enfermeira Paula Neutel, o trabalho sobre o Hospital de Santo António que tinha efectuado na disciplina de História da Arte e da Cultura t"

Consequentemente, aquele trabalho da Lídia despertou a curiosidade e o interesse do Presidente do Conselho de Administração do Hospital, Sollari Allegro, que, desde logo, a motivou a seguir as "linhas traçadas" naquele trabalho - "O Dr. Sollari Allegro ao tomar conhecimento do meu trabalho, sugeriu-me de imediato que inserisse nos planos do meu estágio o enriquecimento do mesmo, com o fim de registar para a posteridade a história do edifício e algumas obras de arte" explicou ainda Lídia Guedes.

O estudo foi, durante aquele período de estágio, supervisionado por Teresa Vasconcelos, Coordenadora, na altura, do Curso de Design do Produto da ESTG-IPVC que comenta este trabalho e o produto final: "Foi muito gratificante acompanhar a Lídia quer ao longo deste trabalho, quer ao longo dos seus cinco anos curriculares, pelo seu perfil académico enquanto aluna, pela sua enorme dedicação e empenho. O estudo realizado vem com certeza dar mais um contributo para a riqueza artística do património nacional e constitui uma mais-valia para a instituição."

O livro encontra-se disponível para consulta na Biblioteca Barbosa Romero, sita na ESTG-IPVC, presenteado por Lídia à sua instituição de Ensino Superior. Rosa Venâncio, Vice-Presidente daquela Escola Superior e Coordenadora da Biblioteca comentou: "Estamos deveras orgulhosos por mais uma obra da autoria de uma das nossas antigas alunas, que vem, indubitavelmente, não só enriquecer o espólio da nossa Biblioteca, mas também mostrar, uma vez mais, o valor destes nossos alunos que passam pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É gratificante e compensador trabalhar desta forma. Continuaremos, por isso, a apoiar todos os nossos alunos em tudo quanto for necessário, com uma oferta formativa de qualidade e as competências necessárias para que possam dar à sociedade, à cultura e à arte, obras como esta, também noutros formatos, como tem sido habitual na nossa Instituição de Ensino Superior".

Editada pelo Hospital de Santo António, esta obra encontrar-se-á ainda em exposição na mostra de publicações do IPVC que marcará presença, mais uma vez, na Feira do Livro de Viana do Castelo de 2007.

 

*  
*  
*