Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Concurso Poliempreende
Projecto de alunos do IPVC, “WebProdz”, ganha 5ª Edição do Poliempreende

O projecto da WebProdz foi o grande vencedor da 5ª Edição do Poliempreende, no distrito de Viana do Castelo. Os alunos responsáveis pelo projecto, todos pertencentes ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], vão agora receber um prémio monetário para apoiar a criação da nova empresa que terá, ainda, a possibilidade de ficar alojada na IN CUBO, Centro de Incubação de Empresas de Arcos de Valdevez. O mesmo será proporcionado aos projectos que ficaram em segundo e terceiro lugar na região: o “Re-descobrir Portugal” e o “URB – Planeamento e Ecologia Urbana”. A Caixa Geral de Depósitos, a Incubus e a Caixa de Crédito Agrícola foram os patrocinadores dos prémios monetários atribuídos.

Segundo os responsáveis da WebProdz, Sérgio Laranjeira, Miguel, José Martino, Ricardo Correia, a ideia de negócio apresentada “visa a criação de uma agência Web, cujas principais actividades desenvolvidas serão a criação de websites e o desenvolvimento de aplicações web, plataformas multimédia, design e aplicações à medida de cada empresa, que conduzam à melhoria dos sites existentes do ponto de vista do utilizador”.  A grande inovação é a existência do laboratório de usabilidade que pretende colmatar as grandes falhas que existem na usabilidade e acessibilidade das aplicações. “A análise de requisitos será um processo obrigatório para cada projecto com a criação de diagramas de funcionamento para cada aplicação e funcionalidade. Pretende-se assim que nada seja feito porque apenas é bonito, mas sim porque é a melhor forma de funcionamento e de utilizar”, asseguram.

Por seu turno, Célia Carneiro, Cláudia Pontes, Manuel Ribeiro e Mário Azevedo, responsáveis pelo projecto Re-Descobrir Portugal uma das acções que “regerá o nosso trabalho consiste em despertar nos jovens portugueses o interesse pelo nosso Portugal e as nossas maravilhas. Dando maior ênfase às regiões menos conhecidas/divulgadas do Território Nacional. Assim, a nossa premissa é fomentar o interesse dos jovens pelo que de melhor existe em Portugal”.

A Re-descobrir Portugal terá como foco, por um lado, a intervenção junto de indivíduos individualmente mas também junto de grupos de amigos isolados realizando viagens mais personalizadas. “Quem usufruir dos nossos serviços não irá comprar uma viagem de Estudo mas sim experiência de vida, realização social, divertimento, conhecimento, satisfação pessoal. Seremos escolhidos pela experiência de vida, realização social, divertimento, conhecimento, satisfação pessoal que proporcionamos com os nossos serviços, através das actividades personalizadas programadas e diferenciadoras”, revelaram os responsáveis.

Já os mentores do projecto URB – Planeamento e Ecologia Urbana, Ivone Martins, Luis Oliveira, Armando Gomes, Hélder Pereira, salientam que no mercado “apenas existem empresas especializadas numa das áreas em que pretendemos intervir. Não existe nenhuma que se propõe a elaborar todo o processo que nós propomos”.

“A nossa ideia é original pois pretende actuar como um ciclo composto pela avaliação, planeamento/gestão, execução/manutenção de projectos de espaços verdes, floresta urbana e estruturas ecológicas tendo em conta princípios como a sustentabilidade dos territórios, a promoção da qualidade de vida das pessoas, ambiental e económica”. Para complementar o referido ciclo dedicarão uma parte das actividades para a responsabilidade social, através de acções de sensibilização e formação das comunidades (workshops e seminários).

“O facto de utilizarmos como ferramenta de trabalho os sistemas de informação geográfica [SIG] vai permitir-nos uma melhor análise do território e aumento da eficiência do processo de gestão”, disseram ainda.

De salientar que, nesta edição do Poliempreende, o júri, composto pela Caixa Geral de Depósitos, a INCUBO,  a Caixa  de Crédito Agrícola, o IAPMEI e a BIC_Minho, atribuiu ainda uma menção honrosa ao projecto BioMinho, Energias Renováveis, de Célia Viana, Fátima Amorim e Paula Brito.

Recorde-se que chegaram à fase final do concurso onze projectos, com ideias bastante inovadoras e interessantes. O IPVC participou pela primeira vez neste concurso e obteve resultados encorajadores, o que demonstra a vontade dos seus estudantes em aplicar os conhecimentos obtidos durante a licenciatura, criarem o seu próprio emprego e contribuírem para o desenvolvimento económico da região.

De salientar que através do Poliempreende, um concurso de empreendedorismo que envolve todos os Institutos Politécnicos do país, as instituições de ensino superior pretendem contribuir para o desenvolvimento económico do país, incentivando e dando condições aos seus alunos para que possam desenvolver áreas de negócio competitivas.

De referir ainda que os vencedores do concurso irão receber os respectivos prémios no dia 1 de Outubro, altura em que decorrerá a cerimónia de entrega dos prémios regionais e o lançamento da 6ª edição do concurso, que decorrerá em Arcos de Valdevez.

*