Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Conferência

Claques de Futebol em debate no Politécnico de Viana do Castelo

CONFERÊNCIA CANCELADA! NOVO. PUBLICADO EM 15.12.2010

É já no próximo dia 15 de Dezembro, às 15h30, que vai estar em palco um tema relacionado com o desporto, no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], a saber “Desporto, Clubes e Claques de Futebol: Festa ou Violência?”, numa Conferência que será protagonizada pelo Prof. Doutor Daniel Seabra, da Universidade Fernando Pessoa [UFP].

“Alunos de cursos de Desporto, agentes desportivos, dirigentes de clubes, federações e associações desportivas e outras organizações ligadas ao Desporto, adeptos e sócios dos vários Clubes de futebol e membros de claques, técnicos, profissionais e dirigentes ligados ao desporto em geral, enfim a sociedade civil em geral, especialmente todos os apaixonados pelo desporto”, constituem os principais destinatários desta Conferência apontados por António Cardoso, Docente do IPVC e responsável pela organização.

“Esta Conferência vem tratar um tema cuja abordagem será realizada por um especialista na área do Desporto, uma referência nacional, sendo uma enorme honra receber tão prestigiada personalidade”, considera o Professor responsável e “não foi casual a selecção do tema e do orador. O facto desta Escola Superior ter cursos de referência na área do Desporto é sem dúvida um motivo de enorme relevância para que sejam exploradas e aprofundadas questões desta índole, e que são também transversais ao interesse do comum cidadão da sociedade em que vivemos” referiu ainda a propósito, justificando a realização desta iniciativa.

Daniel Seabra é antropólogo e investigador sobre o fenómeno das claques desportivas há já vários anos. Entre várias entrevistas que tem dado sobre o tema à imprensa nacional, o Professor, em entrevista à Antena 1 no mês de Abril passado, considerou que o futebol português nunca foi de família. O especialista chega mesmo a lembrar que "ao contrário de uma visão cor-de-rosa que existe do futebol português, nada mudou, mas a verdade é que nunca terá sido tão seguro como hoje ir a um jogo de futebol porque nunca, como agora, houve tanta vigilância". [ Ouvir entrevista à Antena 1 ]

Esta Conferência sobre as claques desportivas, é organizada pela ESE do Politécnico de Viana em parceria com o Núcleo Regional do Minho, da Associação Portuguesa de Sociologia e tem o apoio da Câmara Municipal de Melgaço, vila onde está sedeada uma extensão da Escola Superior de Educação, “pólo de Melgaço”, e onde é ministrada a Licenciatura em Desporto e Lazer.

A entrada para esta Conferência é livre para todos os interessados e apaixonados pelo desporto em geral!

 

Publicado em 03.12.2010

*  
*  
*  
*